O Ministério da Cultura (MinC) divulgou ontem (26), no Diário Oficial da União (DOU), as 25 obras selecionadas no "Prêmio de Incentivo à Publicação Literária: 100 anos da Semana de Arte Moderna". Confira o resultado.
A competição premiará essas 25 obras literárias inéditas com valor de R$ 40 mil (cada uma). Os trabalhos abordaram como temática a Semana da Arte Moderna de 1922.
Os candidatos desclassificados podem entrar com recurso referente a decisão desclassificatória até 28 de novembro. O questionamento deve ser realizado por meio do endereço eletrônico: premioliterario200anos@cultura.gov.br. O formulário disponível no anexo VI do Edital, deve ser preenchido e encaminhado junto com a justificativa do requerente.
Para participar do processo seletivo foram pré-requisitos ser brasileiro naturalizado e possuir obra inédita em língua portuguesa. A comissão de seleção avaliou os projetos acerca de quatro critérios: qualidade literária; criatividade/originalidade; clareza e objetividade de texto; e contribuição à cultura nacional.
Semana da Arte Moderna: Conhecida também como a "Semana de 22", ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo (SP), entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1.922. Em cada dia da semana o evento destacava uma arte específica, como pintura, escultura, poesia, literatura e música. O acontecimento marcou o início do Modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.
Para mais informações acesse o Edital e a página do MinC.