O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) encerram hoje (12) a Consulta Pública Virtual para avaliação do II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.
O tráfico de pessoas na qual fere os direitos humanos, é um problema recorrente e identificado no mundo todo. Significa o transporte ou recebimento de pessoas por meio de ameaça, de fraude, de rapto, entre outras maneiras, sempre com o propósito de exploração da vítima. As explorações caracterizam-se em trabalho escravo, exploração sexual, comercialização de órgãos, adoção ilegal de crianças, etc.
Nos últimos 4 anos, o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas alcançou 115 metas e desenvolveu 14 atividades com o objetivo de melhorias concretas.
A Consulta Pública Virtual contribuirá significativamente para o desenvolvimento de novas ações, estabelecimento de novas estratégias de prevenção, acolhimento e assistência às vítimas diretas e indiretas desse crime, proteção, entre outros.
O monitoramento da Consulta Pública será realizado pelo Grupo Interministerial de Monitoramento e avaliação do Plano, composto por 12 ministérios, completando 25 órgão federais.
Os resultados da Consulta serão apresentados em julho deste ano, no Seminário de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes.
Participe da Consulta Pública.