O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) publicou na última sexta-feira (24) os resultados da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (ANASEM) realizada em 2016. Estudantes e Coordenadores podem acessar os desempenhos no portal do INEP.
Os coordenadores dos cursos de Medicina ficaram responsáveis pelas inscrições dos estudantes. As provas foram realizadas por 22.086 alunos matriculados no 2º ano do curso de Medicina de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo país. Foram aplicadas 60 questões de múltipla escolha e 3 discursivas, agrupadas em três níveis de proficiência: Básico, Adequado e Avançado.
Segundo informações do INEP, cerca de 91,2% dos universitários estão em nível de proficiência Adequado; 6,9% revelaram nível Básico; e 1,9% no Avançado. Em relação aos desempenhos abrangidos por Instituições de Ensino Superior (IES), 98,71% encontram-se em nível Adequado e 1,29% no Básico.
Referente ao grau de dificuldade do exame, 62,5% dos alunos acharam grau médio; 32,3% consideraram difícil; 2,5% muito difícil; 2,5% fácil; e 0,2% muito fácil.
Criada em agosto de 2016 (Portaria MEC nº 982), a ANASEM possui objetivo de avaliar estudantes de graduação em Medicina, do 2º, 4º e 6º anos, testando assim seus conhecimentos, habilidades e atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. A ANASEM é obrigatória e sua regularidade fica atestada no Diploma de conclusão do curso.
ANASEM 2017 - A segunda edição está prevista para acontecer dia 18 de outubro e será direcionada aos estudantes matriculados no 2º ano.
Para obter mais informações entre em contato: (61) 2022.3420 ou [email protected]