O Estado de Santa Catarina realizará neste sábado (8) a 2ª edição do Dia da Família na Escola. O evento já está incluso no calendário da Rede Estadual de Ensino, cuja proposta criada pelo Movimento Santa Catarina pela Educação (da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC) foi aceita e aprovada pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa, tornando assim, o Dia da Família na Escola em Lei.
A expectativa para este final de semana é que o encontro reúna em torno de 800 mil pessoas, nas Escolas Públicas Estaduais e nas Escolas do Sistema S (Senai, Sesc, Sesi, Senac, Senar, Sescoop e Sest). Cada Instituição organizará sua própria programação de atividades.
O principal objetivo é incentivar a participação dos pais na vida escolar dos filhos. "Teremos palestras, exposição de trabalhos, atividades culturais e recreativas. É uma oportunidade para estreitar os laços de afeto entre pais, filhos e professores. É um momento para chamar a atenção sobre a importância da presença dos pais na educação dos filhos, porque todo dia é dia da família na escola", declarou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte.
De acordo com o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, a participação da família na vida escolar dos filhos dentro e fora da sala de aula, é importante e fundamental para melhorar a qualidade da Educação Catarinense.
O Movimento Santa Catarina pela Educação recebe apoio de diversas entidades, conforme disponível no site da FIESC e vem sendo desenvolvida desde 2012. Os principais propósitos são oferecer aos trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024; a formação profissional e tecnológica compatível com a função entre outros.