A Universidade de São Paulo (USP) aderiu parcialmente ao Enem e oferecerá 1.499 vagas através do Sisu no vestibular 2016. A decisão foi tomada em votação do Conselho Universitário na terça-feira (23), com 91 votos a favor, 10 contra e uma abstenção. A aprovação tem caráter experimental e será rediscutida no próximo ano.
As unidades da instituição puderam optar por oferecer vagas pelo Sisu ou manter o ingresso apenas pelo vestibular tradicional. Dos 143 cursos de graduação da USP, 85 decidiram aderir ao Enem parcialmente, e 58 decidiram manter 100% das vagas no processo seletivo da Fuvest. Além disso, coube às unidades definir o tipo de concorrência para as vagas. Entre as 1.499 destinadas ao ingresso via Enem, 1.159 serão oferecidas para estudantes que fizeram os três anos do ensino médio na rede pública e 340 serão disputadas na modalidade de ampla concorrência.
Os cursos que adotaram parcialmente o Enem e as vagas disponibilizadas em cada um deles podem ser conferidos neste link.
Vestibular tradicional
Os candidatos poderão concorrer ao mesmo tempo pelo Sisu e pelo vestibular tradicional, que não será suspenso.
O período de inscrições para o Vestibular 2016 da Fuvest estará aberto entre os dias 21 de agosto e 9 de setembro. A primeira fase será realizada no dia 29 de novembro, enquanto as provas da segunda fase serão aplicadas entre os dias 10 e 12 de janeiro de 2016. O calendário pode ser conferido na página da Fundação.