As inscrições para vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foram abertas na última segunda-feira (26).
O prazo para encerramento das inscrições segue com duas datas distintas: candidatos não matriculados em instituições de ensino superior poderão efetuar o procedimento até 03 de novembro; e os candidatos já matriculados poderão se inscrever até 27 de novembro.
Após a efetivação da inscrição, o concorrente terá até dois dias úteis subsequentes para validar as informações declaradas, diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida.
O programa está disponibilizando 50 mil vagas, distribuídas em 4.231 cursos de 881 instituições privadas de ensino superior de todo país. Os interessados devem realizar as inscrições e acompanhar o processo seletivo no portal do FIES.
Nos primeiros dois dias de inscrições (26 e 27) a oferta foi exclusiva para os cursos de áreas prioritárias, ou seja, nas áreas de saúde, engenharias, licenciaturas e ciência da computação.
As vagas remanescentes são aquelas não ocupadas pelos candidatos nos seletivos regulares. Ao se inscrever, o candidato poderá optar por até três cursos diferentes, concorrendo apenas uma vaga.
Segundo o MEC, diferente do Processo Seletivo regular, o Processo Seletivo remanescente é preenchido por ordem de inscrição do participante.
Para participar da seleção é necessário ter realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); não ter zerado na Redação; e ter obtido no mínimo 450 pontos nas média geral das provas.
O Fies é um programa do MEC, criado em 2001 por meio da Lei 10.260, com o objetivo de conceder financiamento aos estudantes de graduação em instituições privadas.
Para mais informações acesse o Edital e o portal do MEC.