A alergia ao ovo é um tipo de alergia que predomina em lactentes de 0 a 6 meses de vida. A porcentagem de crianças que se encontram nessa faixa etária, acometidas por esta condição, gira em torno de 75%, sendo que, quando associada ao leite, representam 100% dos casos de alergia.
Desde o momento em que é ingerido, o ovo pode resultar em reações graves. Dentre a sintomatologia apresentada pelos pacientes alérgicos a este produto, são observados problemas respiratórios (asma) ou cutâneos (urticária e eczemas).
Os alérgenos estão presentes especialmente na clara do ovo, mas não somente na mesma. Os médicos aconselham evitar completamente fornecer clara de ovo aos lactentes (durante o primeiro ano de vida), sendo necessária uma atenção especial, já que este ingrediente está presente em diversos produtos alimentares. Os rótulos dos alimentos obrigatoriamente devem apresentar a composição dos produtos, sendo que dentre as diferentes terminologias que indicam a presença de ovo estão:
- Albumina;
- Ovalbumina;
- Clara de ovo;
- Gema de ovo;
- Maionese;
- Ovoglobulina;
- Globulina;
- Conalbumina;
- Lisozima (E1 105);
- Ovovitelina;
- Livetina;
- Lecitina;
- Vitelina.
O ovo é um alimento muito rico em nutrientes, que contêm lipídios, proteínas, vitaminas B1 e B2. Sendo assim, é necessário realizar a reposição desses nutrientes, caso este alimento seja excluído da dieta. O ovo, assim como o leite de vaca, pode produzir alergia cruzada. Nesses casos, deve-se desconfiar de penas e dejetos de aves que podem apresentar a mesma proteína alergênica. Outro ponto importante é ter o conhecimento se as vacinas utilizadas na imunização do lactente são produzidas com ovos, pois, em caso de alergia, estas são contra-indicadas.
Fontes:
https://web.archive.org/web/20070507073702/http://www.tratandoalergia.com.br:80/2006/conteudo_duvidadomesnew.asp?i=94
http://www.cmwsaude.com.br/loja/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=2
http://www.nestlebaby.com/pt/baby_development/saude_bebe/allergies/
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/nutricao/alergia-a-ovos/