Alergia à ovos

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A alergia ao ovo é um tipo de alergia que predomina em lactentes de 0 a 6 meses de vida. A porcentagem de crianças que se encontram nessa faixa etária, acometidas por esta condição, gira em torno de 75%, sendo que, quando associada ao leite, representam 100% dos casos de alergia.

Desde o momento em que é ingerido, o ovo pode resultar em reações graves. Dentre a sintomatologia apresentada pelos pacientes alérgicos a este produto, são observados problemas respiratórios (asma) ou cutâneos (urticária e eczemas).

Os alérgenos estão presentes especialmente na clara do ovo, mas não somente na mesma. Os médicos aconselham evitar completamente fornecer clara de ovo aos lactentes (durante o primeiro ano de vida), sendo necessária uma atenção especial, já que este ingrediente está presente em diversos produtos alimentares. Os rótulos dos alimentos obrigatoriamente devem apresentar a composição dos produtos, sendo que dentre as diferentes terminologias que indicam a presença de ovo estão:

O ovo é um alimento muito rico em nutrientes, que contêm lipídios, proteínas, vitaminas B1 e B2. Sendo assim, é necessário realizar a reposição desses nutrientes, caso este alimento seja excluído da dieta. O ovo, assim como o leite de vaca, pode produzir alergia cruzada. Nesses casos, deve-se desconfiar de penas e dejetos de aves que podem apresentar a mesma proteína alergênica. Outro ponto importante é ter o conhecimento se as vacinas utilizadas na imunização do lactente são produzidas com ovos, pois, em caso de alergia, estas são contra-indicadas.

Fontes:
https://web.archive.org/web/20070507073702/http://www.tratandoalergia.com.br:80/2006/conteudo_duvidadomesnew.asp?i=94
http://www.cmwsaude.com.br/loja/index.php?option=com_content&view=article&id=11&Itemid=2
http://www.nestlebaby.com/pt/baby_development/saude_bebe/allergies/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!