Frugivorismo

Por Gabriella Porto
Categorias: Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O frugivorismo é a expressão mais restrita da dieta vegetariana, onde o adepto ingere apenas frutas, cruas ou cozidas.

As pessoas frugívoras não ingerem nenhum tipo de cereal, como arroz, feijão, nozes, nenhum tipo de leite nem derivados, ovos e também nenhum tipo de folha. É esta a dieta considerada a mais extremista na expressão do vegetarianismo, pois não implica na morte da planta para o consumo da fruta. Alguns adeptos são tão convictos da dieta, que comem apenas as frutas que caem da planta, por acreditarem que as que ainda não caíram não estão prontas para o consumo.

Algumas pessoas consideram-se frugívoras mesmo não ingerindo apenas frutos, no entanto, uma pessoa pode passar a considerar-se apenas parcialmente frugívora a partir do momento que a maior parte de sua alimentação é constituída por frutas.

Há uma contradição na definição do que é fruta e do que não é. Usualmente, consideram-se frutas apenas aqueles que são doces e suculentos, como maçã, laranja, pêra, etc. Entretanto, do ponto de vista botânico a definição de fruta aplica-se também a alguns outros vegetais como pepino e tomate, e alguns grãos. Por conta disso, alguns frugívoros incluem em sua dieta alguns legumes e grãos.

O desenvolvimento da dieta frugivorista partiu primeiramente do pressuposto que alguns adeptos defendem de que Adão e Eva alimentavam-se apenas de frutos. Mas também há outras justificativas, como o fato da planta produzir o fruto para facilitar a dispersão das sementes, e que o consumo da fruta não danifica o ser vivo. E por fim, alguns frugívoros defendem a dieta apenas por motivos de preservação da própria saúde, pois segundo eles são os únicos alimentos que não têm a capacidade de causar doenças.

Há muitas críticas ao frugivorismo, pois as frutas não possuem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Nutrientes como as proteínas, as gorduras Ômega 3 e Ômega 6 que auxiliam no desenvolvimento da memória, a vitamina B-12 que contribui parta o bom funcionamento do sistema nervoso, entre outros, não são encontrados nas frutas, o que pode trazer prejuízos para o desenvolvimento do corpo. Além disso, ocorre também, por parte dos adeptos da dieta, rejeição a alimentos amassados ou levemente danificados por insetos, o que contribui para o desperdício de frutas que estariam aptas a serem consumidas.

As opiniões sobre o frugivorismo são realmente muito divergentes, e dependem do conceito que cada um tem de ética pessoal. É uma dieta bastante radical, e que depende muito da disposição da pessoa que deseja aderir.

Fontes:
http://www.centrovegetariano.org/Article-91-Frugivorismo%2B-2Bdieta%2Bpura.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Frugivorismo

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!