Exercícios sobre a produção e importância do leite materno. Ler artigo Leite Materno.
A jovem mãe suspendeu o filho à teta; mas a boca infantil não emudeceu. O leite escasso não apojava o peito. O sangue da infeliz diluía-se todo nas lágrimas incessantes que não estancavam dos olhos; pouco chegava aos seios, onde se forma o primeiro licor da vida. (Alencar, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 1992. p. 77.)
A jovem mãe suspendeu o filho à teta; mas a boca infantil não emudeceu. O leite escasso não apojava o peito.
O sangue da infeliz diluía-se todo nas lágrimas incessantes que não estancavam dos olhos; pouco chegava aos seios, onde se forma o primeiro licor da vida. (Alencar, José de. Iracema. São Paulo: Ática, 1992. p. 77.)
Após ler o excerto acima, analise e assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
O leite materno, tratado na obra Iracema como “licor da vida”, é considerado um alimento completo para o recém-nascido, contendo água, sais minerais e até anticorpos fundamentais para sua saúde.
As glândulas sudoríparas, que produzem o suor, são um exemplo de glândula endócrina.
Quando o autor diz que o sangue diluía-se todo nas lágrimas e não chegava aos seios, está afirmando que o funcionamento da glândula mamária não tem relação com a circulação sanguínea.
A produção do leite materno não tem relação direta com o ato de sucção do seio materno pelo recém-nascido.
A oxitocina é o hormônio que, além de estimular os movimentos de contração uterina no parto, estimula a contração da musculatura lisa das glândulas mamárias na expulsão do leite materno.
As lágrimas e o leite produzidos pela mãe são exemplos de secreções produzidas pelas glândulas exócrinas.