Pode-se caracterizar a hipertensão como uma pressão muito forte exercida pelo sangue em movimento na parede das artérias.
Considera-se hipertenso a pessoa que estiver com a pressão arterial acima de 14 por 9. A hipertensão não tem cura, porém, pode ser controlada principalmente pela dieta e outras medidas que possam contribuir para abaixar a pressão.
Devido à correria e o estresse do dia a dia, não temos tempo para avaliar no que está baseada nossa alimentação. Acabamos comendo o que é mais prático e não o que é mais saudável. Iremos nos dar conta de que podemos estar com algum problema quando sentimos algum desconforto ou mal estar e daí a hipertensão já está instalada.
Algumas dicas importantes para reduzir a pressão arterial são:
- Perder peso ajuda a reduzir a pressão arterial;
- Reduzir o consumo de sal;
- Praticar exercícios físicos;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Não fumar;
- Comer alimentos ricos em potássio, magnésio e cálcio, além de frutas, verduras e lacticínios magros (leite e derivados);
- Substituir o sal por temperos naturais no preparo das refeições, como o alho, cebola, orégano, alecrim, salsa e cebolinha.
- Evitar o consumo de alimentos ricos em sal como carnes processadas (presunto, bacon, paio, lingüiça, salame), queijo parmesão, temperos prontos (arisco, sazon, caldo e extrato de carne e galinha), ketchup, mostarda, maionese, patês industrializados, salgados fritos (coxinha, pastel), sopas de pacote e molhos prontos para salada.
Com todos esses cuidados, a pressão arterial tem grande probabilidade de se manter estável e a pessoa hipertensa ter uma vida normal.
Fontes
SALGADO, Jocelem Mastrodi SALGADO, Previna Doenças, Faça do seu alimento o seu medicamento, São Paulo: editora Madras, 2002.