Dentina

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Odontologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A dentina é um tecido conjuntivo avascular, de coloração branco-amarelada, mineralizado, mais duro do que o osso, em consequência de uma elevada quantidade de sais de cálcio. É uma das partes formadoras do dente, localizado mais internamente, abaixo do esmalte e do cemento. É formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo I, glicosaminoglicanos, fosfoproteína, fosfolipídios e sais de cálcio sob a forma de cristais de hidroxiapatita.

Sua matriz orgânica é secretada pelos odontoblastos, células que estão na periferia da polpa dental, junto à dentina. Estas células são alongadas e deposita a matriz orgânica apenas sobre a superfície dentinária. Cada célula desta possui ramificações apicais que penetram em toda a dentina. Estes prolongamentos vão se tornando mais longos à medida que a dentina vai ficando mais espessa, ocupando os denominados túbulos dentários. Estes túbulos são canais estreitos que se ramificando intensamente próximo da junção entre dentina e esmalte.

A pré-dentina é a matriz não mineralizada sintetizada inicialmente pelos odontoblastos. Sua mineralização da dentina em desenvolvimento é iniciada quando vesículas envoltas por membrana (vesículas da matriz), que são produzidas pelos odontoblastos, aparecem. Possuem um grande conteúdo de íons cálcio e fosfato no seu interior, facilitando o aparecimento de pequenos cristais de hidroxiapatita que crescem passando a servir como sítios de nucleação para deposição adicional de minerais sobre as fibrilas colágenas circundantes.

A dentina é sensível a variados estímulos, como: calor, frio, trauma e pH ácido. A parte da polpa dental é muito inervada, já a dentina possui poucas fibras nervosas amielínicas que penetram nos túbulos na sua porção pulpar.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dentina
http://www.foar.unesp.br/Atlas/Res_Dentina_e_Polpa.html
https://web.archive.org/web/20161102223518/http://www.endomicro.com:80/endodontics.asp
Histologia Básica – Luiz C. Junqueira e José Carneiro. Editora Guanabara Koogan S.A. (10° Ed), 2004.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!