Baalbek é uma cidade histórica do Líbano.
Baalbek, localizada no vale do Bekaa, foi uma das cidades mais importantes dessa colônia romana na Fenícia. Foi uma cidade muito rica e próspera nos primeiros séculos da era cristã. O domínio romano fez aparecer diversos edifícios com características bastante peculiares da arte europeia na região. As construções romanas foram feitas para honrar os deuses pagãos Júpiter, Baal e Baco e, claro, para demonstrar ao Oriente o tamanho do poderio e da cultura romana. Essas manifestações culturais marcavam fortemente a presença do povo europeu e ajudava disseminar o mito do Império Romano, o qual deveria ser respeitado. De qualquer modo, a cidade de Baalbek se tornou muito famosa e foi muito frequentada pelos principais governantes da época.
Durante a Antiguidade Clássica, Baalbek era chamada de Heliópolis por gregos e romanos. Isso porque a cidade era considerada o centro de adoração ao Sol. Havia também a cultura do oráculo, que funcionava como um centro de adivinhações, o que ajudou a popularizar a cidade e atrair os líderes da época. Durante a expansão da região Islâmica, os muçulmanos tomaram conta gradativamente da região e os monumentos romanos foram apropriados por esses religiosos, que converteram tais locais em pontos de celebração da cultura islâmica.
Atualmente, Baalbek é uma cidade repleta de ruínas do Império Romano e muito apreciada pelos turistas. Está localizada em território libanês, em área predominante de cultura islâmica. A cidade é considerada pela UNESCO como um patrimônio mundial.
Fontes:
http://www.youtube.com/watch?v=16KW6rt21Vc
http://whc.unesco.org