Apoplasto e Simplasto

Por Mayara Cardoso
Categorias: Reino Plantae (plantas)
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

No reino vegetal, a solução de água e sais minerais constitui a seiva bruta, transportada pelo xilema. Essa solução penetra pelas extremidades das raízes, especialmente na região dos pelos absorventes, onde as paredes das células apresentam uma ampla permeabilidade. Após a passagem pela epiderme, a seiva bruta desloca-se para o centro da raiz e esse deslocamento pode ocorrer por meio de espaços externos às membranas celulares, que formam o apoplasto, ou pelo citoplasma das células da epiderme e do córtex, que constituem o simplasto.

O apoplasto consiste num sistema de absorção que abrange os espaços externos às membranas plasmáticas celulares, ou seja, uma rede de espaços existentes entre as paredes das células adjacentes. Nesse conjunto, o deslocamento da solução aquosa de nutrientes não passa por nenhuma membrana, se dá de forma contínua e não há gasto de energia, já que ocorre difusão simples.

No simplasto, em contrapartida, está associado ao conteúdo intracelular. Nesse processo a seiva bruta se movimenta pelos interiores das células, através dos plasmodesmos, que são tubos citoplasmáticos responsáveis pelo contato direto entre os citoplasmas de células contíguas. Trata-se de um processo mais lento exatamente devido à passagem pelo conteúdo celular.

À medida que a água e os sais minerais nela dissolvidos se deslocam pelo apoplasto em direção ao cilindro vascular central, têm a passagem interrompida pelas células da endoderme. Essas células estão intensamente ligadas entre si pelas estrias casparianas (ou bandas de caspari), cinturões impermeáveis compostos por suberina, que vedam os espaços extracelulares e impede o fluxo da seiva bruta pelo apoplasto. Desta forma, para atingir o cilindro vascular, a água e os sais minerais precisam atravessar a membrana plasmática e passar pelo citoplasma das células endodérmicas, o que ocorre através do simplasto.

O apoplasto tem um papel muito importante na comunicação do vegetal com o ambiente. O gás carbônico, fonte fundamental de carbono das plantas, é solubilizado no apopolasto antes de ser conduzido aos cloroplastos e utilizado no processo de fotossíntese.

Por sua vez, o simplasto também desempenha a importante função de selecionar e transportar os sais minerais para o xilema, administrando, ainda, a quantidade de água que segue para esse tecido condutor.

Referências:
http://felix.ib.usp.br/bib131/texto4/movimento.html
http://www.icb.ufg.br/uploads/99/original_transoluto.PDF
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apoplasto
Ilustração: http://www.euita.upv.es/varios/biologia/Temas/Pared%20celular%20ampliada.htm

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!