Lista de questões de biologia sobre os tecidos do caule das árvores. Ler artigo Caule.
Para não se perderem na floresta, João e Maria resolveram fazer marcas nas árvores pelas quais passavam. A marca consistia em cortar com uma faca um anel do tronco, na altura dos seus olhos. Na volta para casa algum tempo depois, ficaram surpresos ao observar que algumas das árvores que tinham marcado estavam morrendo. Considere o esquema do caule das árvores apresentado abaixo e assinale a alternativa que explica o que ocorreu.
Ao cortarem o anel das árvores, João e Maria removeram o felogênio, o que resultou na falta de produção de parênquima cortical necessário à manutenção do tronco.
Embora o corte tenha atingido apenas a camada 1, os troncos perderam sua proteção natural, o que levou à morte das árvores.
As árvores teriam sobrevivido se o corte chegasse somente até a região do câmbio, pois ficariam preservadas as estruturas essenciais a sua sobrevivência: a camada 4 e o cerne.
Quando foram cortadas, as árvores que estão morrendo perderam a estrutura 3, responsável pela distribuição de nutrientes.
Pequenos ferimentos causados na estrutura 2 já são suficientes para matar as árvores, pois essa estrutura é responsável pela proteção contra a dessecação do tronco.
(Adaptado) A figura abaixo representa o experimento desenvolvido pelo cientista italiano Marcello Malpighi, para verificar a translocação dos solutos orgânicos no caule de plantas vasculares.
Adaptada de: Purves, W.K.; Sadava, D.; Orians, G.H. & Heller, H.G. Vida: a ciência da Biologia. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 629.
Com base na figura e nos processos de condução através dos tecidos vasculares, assinale a(s) afirmativa(s) verdadeira(s):
O xilema continua transportando água e sais minerais para a folha.
O xilema acumula os solutos orgânicos na parte superior do caule, como indicado pela seta na figura B.
O floema está situado mais externamente em relação ao xilema.
O floema deixa de transportar compostos orgânicos para as raízes e, por esse motivo, a planta poderá morrer.
O floema, responsável pela translocação, continua levando os compostos orgânicos dos locais onde se encontram em baixa concentração para os locais de alta concentração.
Fornecer suporte às folhas e transporte das seivas bruta e elaborada são as principais funções dos caules. Analise as proposições em relação à informação.
I. O caule do tipo volúvel é um caule aéreo, ereto e lenhoso, a exemplo, uva, chuchu e feijão. II. O caule do tipo colmo é um tipo de caule lenhoso e rastejante no qual são nitidamente observadas as regiões de nó e interno, a exemplo, palmito e coqueiro. III. O caule do tipo rizoma é um caule subterrâneo com desenvolvimento perpendicular à superfície, a exemplo, batata inglesa, cenoura e aipim. IV. O caule do tipo bulbo é um caule subterrâneo, de tamanho reduzido e envolvido por folhas modificadas, a exemplo, cebola e alho. V. O caule do tipo estipe é um caule com muitos galhos e lenhoso, a exemplo, laranjeira e coqueiro.
Assinale a alternativa correta.
Na afirmativa IV a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
Na afirmativa I a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
Na afirmativa II a descrição do caule está correta, porém os exemplos são de outro tipo de caule.
Na afirmativa III a descrição do caule está correta, assim como os exemplos deste tipo de caule.
Na afirmativa V a descrição do caule está correta, porém os exemplos não são deste tipo de caule.