Lista de questões de vestibulares sobre as folhas das Plantas. Ler artigo Folhas das plantas.
Na maioria das plantas, a folha é o principal órgão fotossintético. As estruturas histológicas de uma folha vegetal são mostradas esquematicamente na figura abaixo.
FAVARETTO, J. A. Biologia unidade e diversidade, 2o ano. 1. ed. São Paulo: FTD, 2016, p. 243.
Sobre as estruturas foliares, é correto afirmar que:
as plantas xerófitas podem apresentar a epiderme com várias camadas de células.
a cutícula facilita a troca gasosa entre a epiderme e o ar atmosférico.
a epiderme superior, por receber diretamente a luz do sol, possui maior quantidade de cloroplasto em relação aos outros tecidos.
em todas as estruturas histológicas de uma folha ocorre fotossíntese.
os estômatos selecionam o CO2, que é utilizado na fotossíntese, e o N2, que é utilizado na formação das proteínas e dos ácidos nucleicos.
a folha é um órgão formado por vários tecidos vegetais.
as folhas como a representada no esquema são encontradas nas Briófitas, nas Pteridófitas, nas Gimnospermas e nas Angiospermas.
Existem estruturas epidérmicas compostas por células clorofiladas que delimitam uma abertura e que são capazes de controlar as trocas gasosas da planta com o ambiente. Estas estruturas nas folhas das plantas de clima seco (xerófitas), em geral, aparecem em maior número, possivelmente como uma adaptação para economizar água.
Assinale a alternativa que indica o nome desta estrutura foliar.
tricomas
parênquima clorofiliano
xilema
estômatos
floema
Muitas plantas adaptadas a ambientes terrestres secos e com alta intensidade luminosa apresentam folhas:
pequenas com estômatos concentrados na parte inferior, muitos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aquífero.
grandes com estômatos concentrados na parte inferior, poucos tricomas claros, cutícula impermeável e parênquima aerífero.
pequenas com estômatos concentrados na parte superior, ausência de tricomas, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aquífero.
grandes com estômatos igualmente distribuídos em ambas as partes, ausência de tricomas, ausência de cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.
pequenas com estômatos concentrados na parte superior, muitos tricomas claros, cera sobre a epiderme foliar e parênquima aerífero.