Lista de questões sobre Acento circunflexo. Ler artigo Acento circunflexo.
Com relação ao uso do acento Circunflexo é correto afirmar que:
é um sinal gráfico representado pela união de dois traços oblíquos ( ^ ) e é utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Â /, / î /, / Ô /, sugerindo uma pronúncia mais aberta.
é um sinal gráfico utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Â /, / Ê /, / Ô /, sugerindo uma pronúncia mais aberta.
é um sinal gráfico representado pela união de dois traços oblíquos ( ^ ) e é utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Â /, / Ê /, / Û /, sugerindo uma pronúncia mais fechada.
é um sinal gráfico representado pela união de dois traços oblíquos ( ^ ) e é utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Â /, / Ê /, / Ô /, sugerindo uma pronúncia mais fechada.
é um sinal gráfico representado por um traço na diagonal ( ´ ) e é utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Á /, / É /, / Ó /, sugerindo uma pronúncia mais aberta.
A palavra ÔNIBUS é escrita com acento Circunflexo porque:
é uma proparoxítona cuja sílaba tônica é marcada pela acentuação da vogal fechada nasalizada Ô.
é uma paroxítona cuja sílaba tônica é marcada pela acentuação da vogal Ô.
é uma oxítona terminada em vogal Ô.
é uma paroxítona terminada em US.
com o novo acordo ortográfico, todas as palavras proparoxítonas receberam este acento.
Em todas as alternativas o acento Circunflexo está empregado corretamente nas palavras, exceto:
âncora, âmbar, êxito
câmara, heterogêneo, gêmeo
ônibus, ônça, ômbro
hormônio, espontâneo, instantâneo
comitê, Irecê, Amazônas
As palavras “onça” e “ombro” não são acentuadas.
Marque a única alternativa cujo acento Circunflexo esteja sendo utilizado corretamente em todas as palavras:
coêlho, espêlho, irmâ
arêia, ovêlha, minêira
avêia, corrêia, serpênte
desêjo, pêixe, escâma
avô, âncora, Goiânia
Nenhuma das palavras das alternativas A, B, C e D são acentuadas.
Com relação ao acento Circunflexo, marque a alternativa incorreta:
Em língua Portuguesa, o acento Circunflexo é posicionado apenas sobre as vogais fechadas -â, -ê, -ô, e nas vogais nasais -âm, -ân, -êm, -ên, -ôm, ôn. Não há acentuação nas semivogais -i e -u.
É um sinal gráfico representado pela união de dois traços oblíquos ( ^ ) e é utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Â /, / Ê /, / Ô /, sugerindo uma pronúncia mais fechada.
Com o novo acordo ortográfico da língua Portuguesa, o acento Circunflexo deixou de ser utilizado nas formações de Hiatos “eem” e “oo”, como nas palavras: abençoo, perdoo, magoo, creem, enjoo, voo, veem, deem, descreem, preveem.
Com o novo acordo ortográfico da língua Portuguesa, o acento Circunflexo deixou de ser utilizado nos acentos diferenciais das palavras “pelo” (substantivo) e “pelo” (contração da preposição por + o), “polo” (substantivo) e “polo” (substantivo – filhote de gavião).
Com o novo acordo ortográfico da língua Portuguesa, o acento Circunflexo deixou de ser utilizado na diferenciação das formas verbais de singular e plural dos verbos: tem (singular) e têm (plural), contém (singular) e contêm (plural), vem (singular) e vêm (plural), intervém (singular) e intervêm (plural), mantém (singular) e mantêm (plural).
O novo acordo ortográfico da língua portuguesa não alterou a flexão de verbos do singular para o plural.