Lista de questões sobre o Acento grave. Ler artigo Acento grave.
Marque a alternativa que completa a afirmação sobre o acento Grave:
É um sinal oblíquo, da direita para esquerda, posicionado acima da vogal [à] e é utilizado para marcar na escrita a ocorrência de um processo fonológico chamado Crase, quando...
há junção de dois fonemas consonantais idênticos.
há junção de dois fonemas vocálicos idênticos (preposição “de” + artigo “a” ou preposição “de” + pronome “a”).
há junção de dois fonemas consonantais idênticos (artigo “a” + preposição “a” ou preposição “a” + pronome).
há junção de dois fonemas vocálicos idênticos (preposição “a” + artigo “a” ou preposição “a” + pronome).
há junção de dois fonemas vocálicos diferentes (preposição “a” + artigo “o” ou preposição “a” + pronome).
Analise as informações a seguir sobre o acento Grave e marque a única alternativa incorreta.
O acento Grave é utilizado para marcar a ocorrência de um processo fonológico entre duas vogais idênticas, e por esse motivo não é considerado um sinal gráfico.
O acento Grave é um sinal oblíquo, da direita para esquerda, posicionado acima da vogal [à] e é utilizado para marcar na escrita a ocorrência de um processo fonológico chamado Crase.
A Crase ocorre quando há junção de dois fonemas vocálicos idênticos (preposição “a” + artigo “a” ou preposição “a” + pronome).
Apesar de parecidos, os acentos Agudo e Grave têm função completamente diferentes, sendo o primeiro utilizado para marcar a ocorrência de um processo fonológico entre duas vogais idênticas, e o segundo para marcar características sonoras de vogais.
É considerado um sinal gráfico cuja função é marcar características sonoras de vogais, sugerindo uma pronúncia mais intensa, mais aberta, assim como o acento Agudo (´), ou mais fechada, como acento Circunflexo (^).
Alternativa E. O acento Grave não é considerado um sinal gráfico, assim como são os acentos Agudo (´) e Circunflexo (^), cuja função é marcar características sonoras de vogais. O acento Grave é um sinal que marca o processo fonológico de duas vogais idênticas entre uma Preposição “a” e um Artigo/Pronome “a”).
Marque a alternativa cujo acento Grave esteja sendo empregado de maneira incorreta:
A reunião será às 14h.
Minha mãe vai à feira toda terça à noite.
Fui àquele lugar para nunca mais voltar.
Sim, à moda agora é usar cabelos curtos.
Quero fazer o pagamento à vista no cartão.
Alternativa D. Na frase “Sim, à moda agora é usar cabelos curtos.” a utilização do acento grave está incorreta, já que não se trata de uma locução adverbial ou mesmo da ocorrência de sons vocálicos idênticos. Nesse caso, há um artigo feminino precedente a um substantivo feminino, apenas.
Leia as afirmações sobre o acento Grave e, em seguida, marque a opção correta:
Estão corretas as afirmações:
I, II, III
I, II, IV
II, III
II, III, IV
I, III, IV
Alternativa E. A afirmação II está incorreta porque o acento Grave é utilizado para marcar a ocorrência de um processo fonológico entre duas vogais idênticas, e, por esse motivo, não pode ser considerado um sinal gráfico, assim como são os acentos Agudo (´) e Circunflexo (^), cuja função é marcar características sonoras de vogais.
O acento Grave é usado para sinalizar a ocorrência de Crase, que é a junção do som de duas vogais idênticas, o qual pode ser entre uma Preposição “a” e um Artigo “a” ou entre...
Pronomes Demonstrativos e Relativos iniciados pela Vogal “i” (isso, isto) e Locuções Adverbiais (às claras, às cegas, à moda, à vista), Prepositivas (à frente de, à beira de, etc) e Conjuntivas (à medida que, à proporção que, etc).
Substantivos masculinos precedidos por Artigo feminino singular.
Pronomes Demonstrativos e Relativos iniciados pela Vogal “a” (àquele, àquela, àquilo; à qual, as quais) e Verbos no infinitivo.
Pronomes Demonstrativos e Relativos iniciados pela Vogal “e” (este, este) e Locuções Adverbiais (às claras, às cegas, à moda, à vista), Prepositivas (à frente de, à beira de, etc) e Conjuntivas (à medida que, à proporção que, etc).
Pronomes Demonstrativos e Relativos iniciados pela Vogal “a” (àquele, àquela, àquilo; à qual, as quais) e Locuções Adverbiais (às vezes, à noite, à tarde, às 14h, às claras, às cegas, à moda, à vista, etc), Prepositivas (à frente de, à beira de, etc) e Conjuntivas (à medida que, à proporção que, etc).