Lista de questões de vestibulares relacionadas com a Análise Sintática. Ler artigo Análise Sintática e Análise Morfológica.
Faça uma análise sintática da oração abaixo e, a seguir, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
A ordem, meus amigos, é a base do governo.
A ordem é sujeito simples; é a base do governo é predicado nominal.
A expressão meus amigos é aposto.
A, meus, a, do governo são adjuntos adnominais.
é - verbo transitivo direto.
a base do governo é predicativo do objeto.
A questão pede que sejam marcadas as afirmativas corretas de acordo com a análise sintática da frase: “A ordem, meus amigos, é a base do governo”. As alternativas corretas são a 1) “A ordem é sujeito simples; é a base do governo é predicado nominal.” e a 4) “A, meus, a, do governo são adjuntos adnominais.”.
A afirmativa 2 está incorreta pois a expressão meus amigos não é aposto, e sim VOCATIVO.
A afirmativa 8 está incorreta, pois o a forma verbal “é”, na verdade é um VERBO DE LIGAÇÃO e não um verbo transitivo direto.
A afirmativa 16 está incorreta pois o termo “a base do governo” é PREDICATIVO DO SUJEITO e não do objeto.
(MACK-SP) Em: “ – Perdi a mala! – um diz de cara acabrunhada”, um tem a função sintática de:
adjunto adnominal
sujeito simples
adjunto adverbial
aposto
numeral
Nesta questão, a função sintática do artigo indefinido “um” é de sujeito simples, pois ele está substituindo o substantivo, e é o autor da ação expressa pela forma verbal “diz”. Sendo assim a resposta da questão é a letra B - Sujeito Simples. As demais alternativas estão, portanto, equivocadas quanto à análise sintática deste termo na frase.
(PUC-SP) Dê a função sintática do termo destacado em: “Depressa esqueci o Quincas Borba”.
objeto direto.
sujeito.
agente da passiva.
adjunto adverbial.
aposto.
O termo “depressa” na frase “Depressa esqueci o Quincas Borba” é classificado sintaticamente como ADJUNTO ADVERBIAL pois está se referindo ao verbo “esquecer” acrescentando a ele uma circunstância de modo. A resposta para esta questão é a alternativa D e as demais letras mostram análises errôneas para este termo na frase.
(FMU-SP) Em: “Eu era enfim, senhores, uma graça de alienado”, os termos em destaque são, respectivamente:
adjunto adnominal, vocativo, predicativo do sujeito.
adjunto adverbial, aposto, predicativo do objeto.
adjunto adverbial, vocativo, predicativo do sujeito.
adjunto adverbial, vocativo, objeto direto.
adjunto adnominal, aposto, predicativo do objeto.
A questão pede a função sintática dos termos “enfim”, “senhores” e “uma graça de alienado”, presentes em “Eu era enfim, senhores, uma graça de alienado.”. O primeiro termo, “enfim” assume a função de ADJUNTO ADVERBIAL do verbo “ser”, pois acrescenta a ele uma circunstância de tempo. O segundo, “senhores”, trata-se de um VOCATIVO, pois está invocando o interlocutor (aquele com quem se fala). E o terceiro termo assume a função de PREDICATIVO DO SUJEITO, pois se refere ao sujeito “eu” dando-lhe uma característica. A análise correta dos termos apresentada de maneira respectiva está, portanto, na letra C - adjunto adverbial, vocativo, predicativo do sujeito.
(Mack-SP) Aponte a alternativa que expressa a função sintática do termo destacado: “Parece enfermo, seu irmão”.
predicativo do sujeito.
adjunto adnominal.
A frase apresentada no enunciado está em ordem inversa, porém de a pusermos na ordem lógica, ficará bem mais fácil de identificar a função do termo destacado: “Seu irmão parece enfermo”. O termo destacado “enfermo” está assumindo a função de PREDICATIVO DO SUJEITO, correspondente à alternativa C. As demais alternativas não correspondem à função do termo em destaque.
(Mack-SP) “Não se fazem motocicletas como antigamente”. O termo destacado funciona como:
objeto indireto.
vocativo.
A frase “Não se fazem motocicletas como antigamente” está na voz passiva sintética, e portanto, o sujeito é paciente e sofre a ação. Transformando-a para a voz passiva analítica ela ficaria assim: “Motocicletas não são mais feitas como antigamente”. Neste caso, o termo destacado “motocicletas” está assumindo a função de sujeito, e a alternativa que corresponde à resposta correta é a letra E - sujeito.
(Osec-SP) “Ninguém parecia disposto ao trabalho naquela manhã de segunda-feira”.
predicativo.
complemento nominal.
A questão pede a análise sintática do termo em destaque na frase: “Ninguém parecia disposto ao trabalho naquela manhã de segunda-feira”. Nesta frase, a única função que o termo “ao trabalho” poderia assumir é a de COMPLEMENTO NOMINAL, pois está completando o sentido do termo “disposto” que é um adjetivo (nome). A alternativa que deve ser assinalada, portanto, é a letra B - complemento nominal.
(UFPI) “Jatene está convicto de suas ideias”.
“ Os setores do governo discordam do modelo proposto”.
Os termos destacados, quanto à função sintática, são, respectivamente:
complemento nominal – objeto indireto – adjunto adnominal.
objeto indireto - adjunto adnominal – complemento nominal.
adjunto adnominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
complemento nominal - complemento nominal - objeto indireto.
complemento nominal - adjunto adnominal – objeto indireto.
Nesta questão nos são apresentadas duas frases com termos em destaque, e é pedido que sejam dadas as funções sintáticas de cada um, respectivamente. As frases apresentadas são: “Jatene está convicto de suas ideias” e “ Os setores do governo discordam do modelo proposto”.
O primeiro termo “de suas ideias” assume a função de COMPLEMENTO NOMINAL, pois está completando o sentido do termo “convicto” que é um adjetivo (nome). O segundo termo “do governo” assume a função de ADJUNTO ADNOMINAL, pois está apenas acompanhando o termo “setores” e dando a ele uma qualificação, e não completando o sentido do mesmo, até porque este não exige ser completado. O terceiro termo, “do modelo proposto” tem função de OBJETO INDIRETO, pois neste caso está complementando o verbo “discordar”, que é transitivo indireto.
A alternativa que corresponde à resposta da questão é a letra E - complemento nominal – adjunto adnominal – objeto indireto.
(ESPM-SP) Observe os termos destacados das opções que se seguem e identifique a alternativa que apresenta a classificação correta da função sintática.
complemento nominal - complemento nominal – objeto indireto - complemento nominal.
objeto indireto - objeto indireto - objeto indireto – complemento nominal.
objeto indireto – complemento nominal – complemento nominal – adjunto adnominal.
complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal - adjunto adnominal.
adjunto adnominal – objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.
Nesta questão há quatro frases, cada uma com um termo em destaque, e a proposta é que se dê a função sintática de cada termo, marcando a alternativa que corresponda, respectivamente, a estas funções.
Na primeira frase - “Sempre esteve acostumada ao luxo.” - o termo em destaque “ao luxo” tem função de COMPLEMENTO NOMINAL do adjetivo “acostumada”.
Na segunda frase - “Naquela época ainda obedecia aos pais.” - o termo em destaque “aos pais” assume a função sintática de OBJETO INDIRETO, pois é complemento do verbo “obedecer”, que é transitivo indireto.
Na terceira frase - “Esta roupa não está adequada à ocasião.” - o termo em destaque “à ocasião” assume a função sintática de COMPLEMENTO NOMINAL, pois também complementa um adjetivo - “adequada”.
E na última frase - “Os velhos soldadinhos de chumbo foram esquecidos.” - o termo em destaque “de chumbo” é um ADJUNTO ADNOMINAL pois seu papel é apenas acompanhar o substantivo “soldadinhos” conferindo-lhe uma característica.
Desta forma, a resposta da questão é a letra D - complemento nominal – objeto indireto – complemento nominal – adjunto adnominal.
(UAAM- adaptada)
“Daqui estou vendo o amor Irritado, desapontado”
(Carlos Drummond de Andrade)
Identifique a alternativa que traz, respectivamente, a classe gramatical e a função sintática das palavras destacadas:
verbo – objeto direto.
adjetivo – predicativo.
verbo – predicativo.
advérbio – objeto direto.
substantivo – predicativo.
Nesta questão, o enunciado pede para ser marcada a alternativa que corresponde, corretamente, à classe gramatical e à função sintática dos termos em destaque no seguinte verso do poema de Drummond: “Daqui estou vendo o amor / Irritado, desapontado”.
Os termos em destaque no poema pertencem à classe gramatical dos ADJETIVOS e na frase estão assumindo a função sintática de PREDICATIVO DO OBJETO, pois qualifica do termo “o amor”, que é objeto direto da forma verbal “vendo”.
A alternativa que corresponde à resposta da questão é, portanto, a letra B - adjetivo - predicativo.