Lista de questões de vestibulares relacionadas com a Análise Sintática. Ler artigo Análise Sintática e Análise Morfológica.
(UFAL) “A infidelidade às promessas feitas tornou-o desacreditado perante os amigos”.
Identifique a alternativa em que o termo destacado exerce a mesma função sintática do termo destacado no período acima.
Convém convidá-lo à participação nos festejos comemorativos do “Dia da Criança”.
Os professores entregaram, satisfeitos, os prêmios aos alunos.
Todos se admiraram da coragem do menino.
Ele sentiu necessidade do apoio do grupo.
A felicidade dos colegas contagiava o ambiente escolar.
Iniciando pela análise do termo em destaque na frase ““A infidelidade às promessas feitas tornou-o desacreditado perante os amigos”.”, que é apresentada no enunciado, temos que, o termo “às promessas feitas” assume a função de COMPLEMENTO NOMINAL do substantivo (nome) infidelidade.
A alternativa que também contém um termo destacado com a função de COMPLEMENTO NOMINAL é a letra D - “Ele sentiu necessidade do apoio do grupo.” Nesta frase, o termo em destaque “do apoio” é também COMPLEMENTO NOMINAL do substantivo “necessidade”.
Quanto às demais frases apresentadas, na letra A - “Convém convidá-lo à participação nos festejos comemorativos do “Dia da Criança”.” - temos um OBJETO INDIRETO, pois o termo “à participação” complementa o verbo “convidar” que é transitivo direto e indireto.
Na letra B - “Os professores entregaram, satisfeitos, os prêmios aos alunos.” - temos um PREDICATIVO DO SUJEITO, pois o termo “satisfeitos” se refere ao sujeito “os professores”, conferindo-lhe uma característica.
Na letra C - “Todos se admiraram da coragem do menino.” - o termo em destaque “da coragem” assume a função de OBJETO INDIRETO do verbo “admirar” que é transitivo indireto.
E na letra E - “A felicidade dos colegas contagiava o ambiente escolar.” - o termo destacado “dos colegas” é um ADJUNTO ADNOMINAL do substantivo felicidade, pois apenas acrescenta a ele uma característica de posse, e não está servindo para complementar-lhe o sentido, até mesmo porque o substantivo felicidade não exige complemento.
(ESPM-SP) Em “esta lhe deu cem mil contos”, o termo destacado é:
pronome possessivo.
complemento nominal.
objeto indireto.
adjunto adnominal.
objeto direto.
Na frase dada - “esta lhe deu cem mil contos” - o termo em destaque “lhe” assume a função de OBJETO INDIRETO da forma verbal “deu”, que é um verbo transitivo direto e indireto. A alternativa que deve ser assinalada é, portanto, a letra C - objeto indireto.
(ESPM-SP) “Surgiram fotógrafos e repórteres”. Identifique a alternativa que classifica corretamente a função sintática e a classe morfológica dos termos destacados:
objeto indireto – substantivo.
objeto direto - substantivo.
sujeito – adjetivo.
objeto direto – adjetivo.
sujeito – substantivo.
Na frase dada - “Surgiram fotógrafos e repórteres” - há dois termos em destaque. A proposta da questão é serem dadas, respectivamente, em uma das alternativas, a função sintática e a classe morfológica destas palavras.
O verbo “surgir”, presente na frase, é um verbo intransitivo, o que nos diz, portanto, que “fotógrafos e repórteres” não pode ser o complemento do verbo, mas sim o SUJEITO da oração. Quanto à classe gramatical, ambas as palavras pertencem à classe dos SUBSTANTIVOS.
A alternativa que corresponde à resposta correta para a questão é a letra E - sujeito - substantivo.
(FMU-SP)
“Tinha grande amor à humanidade”.
“As ruas foram lavadas pela chuva”.
“Ele é rico em virtudes”.
As palavras em destaque são, respectivamente:
complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal.
objeto indireto, adjunto adverbial, adjunto adverbial.
complemento nominal, agente da passiva, objeto indireto.
objeto indireto, agente da passiva, objeto indireto.
N.D.A
A questão pede a função sintática dos termos em destaque nas seguintes frases: “Tinha grande amor à humanidade”, “As ruas foram lavadas pela chuva” e “Ele é rico em virtudes”.
Na primeira frase, o termo “à humanidade”, que está destacado, tem a função de COMPLEMENTO NOMINAL do substantivo “amor”, pois completa-lhe o sentido.
Na segunda frase, o termo destacado “pela chuva” assume a função sintática de AGENTE DA PASSIVA pois se encontra em uma frase na voz passiva sendo o agente do verbo “lavar”.
Na terceira frase, o termo “em virtudes” assume a função de COMPLEMENTO NOMINAL, pois se refere ao adjetivo “rico”, e lhe completa o sentido.
A alternativa correta é a letra A - complemento nominal, agente da passiva, complemento nominal.
(FCMSC-SP) Na oração seguinte:
“Você ficará tuberculoso, de tuberculose morrerá.”
As palavras destacadas exercem, respectivamente, a função de:
adjunto adverbial de modo, adjunto adverbial de causa.
objeto direto, objeto indireto.
predicativo do sujeito, adjunto adverbial.
ambas predicativos.
N.D.A.
Na frase dada - “Você ficará tuberculoso, de tuberculose morrerá.” - devem ser encontradas as funções dos dois termos em destaque, respectivamente. O termo “tuberculoso” assume a função de PREDICATIVO DO SUJEITO, e o termo “de tuberculose” assume a função de ADJUNTO ADVERBIAL CAUSAL pois acrescenta ao verbo “morrerá” uma circunstância de causa.
A resposta correta, portanto, é a letra C - predicativo do sujeito, adjunto adverbial.
(PUC-SP) Dê a função sintática do termo destacado em: “Voltaremos pela Via Anhanguera”.
sujeito.
agente da passiva.
adjunto adverbial.
aposto.
No termo em destaque na frase “Voltaremos pela Via Anhanguera” temos a função sintática de ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR, pois se refere ao verbo “voltaremos”, acrescentando a ele uma circunstância de tempo. A resposta é assinalada pela letra D - adjunto adverbial.
A função sintática do termo grifado na oração “O dia amanheceu muito bonito”, é:
Predicativo do objeto.
Predicativo do sujeito.
Objeto direto.
Objeto indireto.
Complemento nominal.
Na frase “O dia amanheceu muito bonito” o termo em destaque tem a função de PREDICATIVO DO SUJEITO, pois se refere ao mesmo, conferindo-lhe uma característica. A resposta para a questão, portanto, é a alternativa B - predicativo do sujeito.
“Em homenagem aos pais, ele executou uma bonita canção”. O termo em destaque exerce a mesma função de qual dessas opções?
O doutor assistiu o paciente até o último suspiro.
O estranho homem deu dinheiro às crianças aos montes.
Jorge mostrava-se atencioso para com os idosos.
O cofre foi arrombado pelos bandidos.
A casa foi a leilão no mês passado.
A questão pede para que seja assinalada a opção em que o termo destacado exerce a mesma função do termo “aos pais” na frase “Em homenagem aos pais, ele executou uma bonita canção”. Nesta frase, o termo destacado exerce a função de COMPLEMENTO NOMINAL, pois complementa o sentido da palavra “homenagem”, que é um substantivo (nome).
A alternativa que corresponde ao que pede o exercício, é a letra C - “Jorge mostrava-se atencioso para com os idosos.”, onde o termo “para com os idosos”, que está em destaque, também exerce a função de COMPLEMENTO NOMINAL do adjetivo “atencioso”, pois complementa-lhe o sentido.
Na letra A “O doutor assistiu o paciente até o último suspiro.” - o termo em destaque assume a função de OBJETO DIRETO do verbo assistir, que neste caso é transitivo direto.
Na letra B “O estranho homem deu dinheiro às crianças aos montes.” o termo destacado “aos montes” assume a função de ADJUNTO ADNOMINAL, pois se refere ao substantivo “dinheiro”, mas não complementa o seu sentido, apenas lhe acrescenta uma característica.
Na letra D “O cofre foi arrombado pelos bandidos.” - termo em destaque “pelos bandidos” exerce na frase a função de AGENTE DA PASSIVA, pois estando na voz passiva é ele quem pratica a ação.
E na letra E “A casa foi a leilão no mês passado.” - o termo “a leilão”, que está destacado, é um OBJETO INDIRETO, pois o verbo IR, neste contexto, é transitivo indireto e está sendo complementado pelo termo em destaque.
(PUC – SP) “Um dia deu-me sono como a qualquer criança”. (Fernando Pessoa)
adjunto adverbial – adjunto adverbial.
objeto indireto – sujeito.
objeto indireto - objeto indireto.
objeto indireto – objeto direto preposicionado.
objeto direto - objeto direto.
A questão pede a função sintática dos dois termos destacados na seguinte frase de Fernando Pessoa: “Um dia deu-me sono como a qualquer criança”. Ambos os termos “me” e “a qualquer criança” funcionam como OBJETO INDIRETO do verbo “dar”, que está subentendido na segunda oração “dar sono a qualquer criança”.
A resposta correta, portanto, é a letra C - objeto indireto - objeto indireto.
(FMU-SP) Observe os termos destacados nos versos a seguir:
“Passei o dia à toa, à toa.”
“Passei a vida à toa, à toa.”
Tais termos exercem:
a mesma função sintática: sujeito do verbo passar.
a mesma função sintática: objeto direto do verbo passar.
a mesma função sintática: adjunto adverbial de modo.
funções sintáticas diferentes: o primeiro é adjunto adverbial; o segundo, sujeito.
funções sintáticas diferentes: o primeiro é objeto direto; o segundo, sujeito do verbo passar.
A questão pede para marcar a alternativa correta com relação à análise sintática dos dois termos destacados em: “Passei o dia à toa, à toa.” e “Passei a vida à toa, à toa.
A afirmativa correta quanto à análise dos dois termos é a letra B - a mesma função sintática - objeto direto do verbo passar. Até pelo fato de os dois versos terem a mesma estrutura, pode-se facilmente perceber que ambos os termos são OBJETOS DIRETOS e que estão complementando o sentido do verbo “passar” que, neste caso, é transitivo direto.