Lista de questões de vestibulares relacionadas com a Análise Sintática. Ler artigo Análise Sintática e Análise Morfológica.
(FMU-SP) Observe os termos destacados:
“Alugam-se vagas”.
“Precisa-se de faxineiros”.
“Paraibana expansiva machucou-se”.
Eles exercem, respectivamente, a função sintática de:
objeto direto – objeto indireto – objeto direto.
sujeito – sujeito – sujeito.
sujeito - objeto indireto – objeto direto.
sujeito - objeto indireto – sujeito.
sujeito – sujeito - objeto indireto.
A questão apresenta as três seguintes frases: “Alugam-se vagas”, “Precisa-se de faxineiros” e “Paraibana expansiva machucou-se”; e em seguida pede a alternativa que mostra respectivamente, a função de cada termo em destaque.
O primeiro termo “vagas” exerce a função de SUJEITO, pois a frase está na voz passiva sintética. Passando-a para a voz passiva analítica teríamos “vagas são alugadas”. Em frases na voz passiva, como esta, o sujeito não pratica a ação, e sim sofre a ação praticada por outrem.
O segundo termo “de faxineiros” é o OBJETO INDIRETO do verbo precisar (transitivo indireto), pois está complementando-lhe o sentido.
E o terceiro termo “se” é OBJETO DIRETO do verbo “machucar” (transitivo direto), pois está lhe complementando o sentido.
A alternativa correta para esta questão, portanto, é a letra C - sujeito – objeto indireto – objeto direto.
(Mack-SP) Em: “Chamou-se um eletricista para a instalação dos fios?”, o termo em destaque exerce a função de:
objeto direto.
sujeito.
predicativo do sujeito.
objeto indireto.
agente da passiva.
Na frase “Chamou-se um eletricista para a instalação dos fios?” o termo em destaque “um eletricista” exerce a função de OBJETO DIRETO do verbo chamar. (Quem chama, chama alguém, neste caso, um eletricista.). A alternativa que corresponde à resposta correta é a letra A - objeto direto.
(FEI-SP) Identifique a alternativa em que há objeto direto preposicionado:
Passou aos alunos, para estudo, o texto impresso.
Naquela época, era difícil viajar para a Europa.
Em dias chuvosos, gosto de ler um bom livro.
Sentamo-nos numa das mesas e pedimos o jantar.
Amou a João com o mais puro amor.
A alternativa em que há objeto direto preposicionado é a letra E - Amou a João com o mais puro amor. Trata-se do termo “a João”, que não pode ser objeto indireto, pois complementa o verbo “amar”, que é transitivo direto, porém está acompanhado de preposição. Damos a estes termos o nome de OBJETO DIRETO PREPOSICIONADO.
Na letra A, o complemento que está preposicionado “aos alunos” é OBJETO INDIRETO, e o termo “para estudo” é ADJUNTO ADVERBIAL DE FINALIDADE.
Na letra B o termo preposicionado “para a Europa” é OBJETO INDIRETO do “viajar” que neste caso é transitivo indireto.
Na letra C, o termo preposicionado “de ler” é OBJETO INDIRETO do verbo “gostar”, que é transitivo indireto.
Na letra D, o termo preposicionado “numa das mesas” é ADJUNTO ADVERBIAL DE LUGAR.
Classifique os complementos verbais das frases a seguir, numerando, convenientemente, os parênteses:
( ) Enviei uma carta ao presidente da Associação. ( ) Ninguém é feliz aqui. ( ) Carla chegou em casa. ( ) Assistimos ao filme “Eclipse” na sessão das 15h. ( ) O taxista bateu o carro.
A sequência correta é:
3-4-5-2-1
4-3-5-1-2
3-5-4-2-1
3-4-1-5-2
4-3-1-5-2
A primeira oração “Enviei uma carta ao presidente da Associação” possui verbo transitivo direto e indireto (enviar), e portanto, possui dois complementos, um OBJETO DIRETO – “uma carta” e um OBJETO INDIRETO – “ao presidente da Associação”. A opção correta é a 3 – objeto direto e indireto.
Na segunda frase “Ninguém é feliz aqui”, o a forma verbal “é” corresponde a um VERBO DE LIGAÇÃO (ser), sendo o núcleo do predicado o termo “feliz” que é um PREDICATIVO DO SUJEITO. Sendo assim, a opção é a Nº 4 – predicativo do sujeito.
Na terceira frase “Carla chegou em casa” temos um VERBO INTRANSITIVO, o que quer dizer que ele dispensa o complemento verbal. O termo “em casa”, que confere ao verbo uma circunstância de lugar, só poderia, então, ser um ADJUNTO ADVERBIAL. A opção é a Nº 5 – adjunto adverbial.
Na quarta frase “Assistimos ao filme ‘Eclipse’ na sessão das 15h”, o complemento do VERBO TRANSITIVO INDIRETO “assistir” é o OBJETO INDIRETO “filme Eclipse”. A opção correspondente é a número 2 – objeto indireto.
Na última frase “O taxista bateu o carro”, temos um VERBO TRANSITIVO DIRETO “bater”, juntamente com seu complemento, um OBJETO DIRETO “o carro”. A alternativa correspondente é a número 1 – objeto direto.
A sequência que corresponde à classificação dos complementos das frases está na letra A - 3-4-5-2-1.
Assinale a opção que classifica corretamente a função dos termos destacados nas orações:
“Conheço aqueles dois rapazes”. “Talvez alguém descubra a verdade”. “O cofre foi arrombado pelos bandidos”.
adjunto adnominal – adjunto adverbial – objeto indireto.
objeto direto – adjunto adverbial – objeto indireto.
adjunto adnominal – adjunto adverbial – agente da passiva.
adjunto adnominal – sujeito – agente da passiva.
objeto direto – sujeito – objeto indireto.
Neste exercício devem ser classificados de acordo com sua função sintática os termos que estão em destaque nas frases apresentadas, e em seguida deve ser escolhido o item que corresponde à classificação consecutiva dos três.
O primeiro termo em destaque “Conheço aqueles dois rapazes” é um ADJUNTO ADNOMINAL, pois tem a função de acompanhar o nome “rapazes” dando a ele uma característica. Na segunda "Talvez alguém descubra a verdade” o termo destacado “talvez” é um ADJUNTO ADVERBIAL de dúvida e confere ao verbo uma circunstância de dúvida. E na terceira frase “O cofre foi arrombado pelos bandidos” o termo destacado “pelos bandidos” exerce a função de AGENTE DA PASSIVA, uma vez que, é ele quem pratica a ação verbal de “arrombar” o cofre.
A alternativa que traz, sequencialmente, a classificação sintática dos termos em destaque é a letra C - adjunto adnominal – adjunto adverbial – agente da passiva.
“Aquela terra era povoada de índios”. A função sintática do termo em destaque é:
aposto.
adjunto adverbial.
complemento nominal.
A função sintática do termo “de índios” na frase “Aquela terra era povoada de índios” é de AGENTE DA PASSIVA, uma vez que este termo está praticando a ação de povoar, enquanto que o sujeito “aquela terra” está sofrendo a ação.
A letra correspondente à resposta correta é a letra B - agente da passiva.
“Julgaram ótimos os trabalhos da equipe”. O termo destacado exerce a função sintática de:
predicativo do objeto.
Neste caso, a função sintática do termo “ótimos” na frase “Julgaram ótimos os trabalhos da equipe” é a de PREDICATIVO DO OBJETO, pois se trata de uma característica dada ao objeto direto da questão que é o termo “os trabalhos da equipe”.
A letra correspondente à resposta correta, portanto, é a letra C – predicativo do objeto.
Classifique os termos em destaque nas orações que se seguem, de acordo com o seguinte código:
1. predicativo 2. adjunto adnominal.
( ) O poeta ficou bêbedo. ( ) O poeta bêbedo caminhou pela praça. ( ) O poeta caminhou bêbedo pela praça. ( ) Os alunos desconfiados deixaram o colégio. ( ) Os alunos deixaram o colégio desconfiados. ( ) Os alunos continuam desconfiados.
A alternativa que corresponde a sequência correta é:
1,1,2,1,2,2
1,2,1,2,1,1
2,1,2,1,2,1
1,2,2,2,1,1
2,1,1,1,2,2
Neste exercício, deve-se escolher entre as funções “PREDICATIVO” ou “ADJUNTO ADNOMINAL” para analisar sintaticamente os termos em destaque em cada alternativa, e em seguida escolher a letra que corresponde à sequência correta de classificação dos termos.
Na primeira frase “O poeta ficou bêbado”, o termo “bêbado” é um PREDICATIVO DO SUJEITO, pois se encontra como um complemento do verbo de ligação “ficou”, e se refere ao sujeito da frase, dando-lhe uma característica.
Na segunda frase, “O poeta bêbedo caminhou pela praça”, o termo em destaque “bêbedo” é ADJUNTO ADNOMINAL, tendo em vista que ele se encontra ao lado do substantivo “poeta”, acompanhando-o, como uma característica que lhe é própria e não que lhe foi atribuída no momento do enunciado.
Na terceira frase, “O poeta caminhou bêbedo pela praça”, o termo “bêbedo” é também um PREDICATIVO DO SUJEITO, pois apesar de não vir em seguida de um verbo de ligação, está se referindo ao sujeito no momento da ação de “caminhar”, ou seja, é uma característica a ele atribuída.
Na quarta frase “Os alunos desconfiados deixaram o colégio”, o termo “desconfiados” é ADJUNTO ADNOMINAL do substantivo “alunos”, pois lhe acompanha como uma característica que lhe é própria.
Na quinta frase “Os alunos deixaram o colégio desconfiados”, há uma pequena mudança, que influi diretamente no sentido da frase, pois neste caso o termo “desconfiados” corresponde a uma característica que foi atribuída aos alunos no momento da ação de “deixar o colégio”, e portanto tem a função de PREDICATIVO DO SUJEITO.
Na sexta frase “Os alunos continuam desconfiados” o termo em destaque “desconfiados” é PREDICATIVO DO SUJEITO, pois vem em seguida de um verbo de ligação e é uma característica atribuída ao sujeito.
Tendo em vista a sequência acima, deve-se marcar como resposta da questão, a letra B - 1,2,1,2,1,1.
(U.E. Maringá) “O Brasil jovem está ‘curtindo’ o vestibular”.
Os termos destacados, no período acima, são respectivamente:
adjunto adverbial e objeto direto.
predicativo do sujeito e objeto direto.
adjunto adnominal e complemento nominal.
adjunto adnominal e objeto direto.
adjunto adverbial e predicativo do sujeito.
Na frase “O Brasil jovem está ‘curtindo’ o vestibular”, há dois termos destacados, o termo “jovem” que exerce na frase a função de ADJUNTO ADNOMINAL do substantivo “Brasil”, e o termo “vestibular”, que exerce a função de OBJETO DIRETO da forma verbal “curtindo”.
A alternativa que corresponde, respectivamente à classificação dos dois termos é a letra D – adjunto adnominal e objeto direto.
(U.M. Piracicaba) Em “... as empregadas das casas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila de leite”.
Os termos destacados são, respectivamente:
adjunto adverbial de modo e adjunto adverbial de matéria.
predicativo do sujeito e adjunto adnominal.
adjunto adverbial de modo e adjunto adnominal.
predicativo do objeto e complemento nominal.
Na frase “...as empregadas das casas saem apressadas, de latas e garrafas na mão, para a pequena fila de leite”, o primeiro termo que está em destaque, “apressadas”, exerce a função sintática de PREDICATIVO DO SUJEITO, pois corresponde a uma característica atribuída ao sujeito “as empregadas das casas”. O segundo termo em destaque, por sua vez, é o ADJUNTO ADNOMINAL do substantivo “fila”, pois acompanha-o designando uma característica que lhe é própria.
A alternativa que corresponde à resposta correta é a letra B – predicativo do sujeito e adjunto adnominal.