Lista de exercócios de vestibulares e concursos sobre Concordância Nominal. Ler artigo Concordância Nominal.
Assinale a alternativa que está de acordo com as regras de concordância da língua padrão.
Para tornar mais claro as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudesse deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários.
Muitos jovens não consegue concluírem o ensino médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime.
Os objetivos desse plano pode ser resumido na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas.
Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.
As ações governamentais, em sua maioria, não visa o bem público, mas valorizar a imagem do governo.
A alternativa que está de acordo com as regras de concordância é a letra D - “Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.”
Corrigindo as falhas de concordância das demais alternativas elas ficariam assim:
Letra A - “Para tornar mais claras as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudessem deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários”. O adjetivo “claras” deve concordar com o substantivo ao qual se refere “regras” e o verbo “pudessem” deve concordar com o sujeito “economistas”.
Letra B - “Muitos jovens não conseguem concluir o ensino médio e, sem formação, acabam entrando no mundo do crime”. Neste caso, o verbo “conseguem” deve concordar com o sujeito “muitos jovens”, porém o verbo “concluir” deve ficar no infinitivo, pois ele sozinho constitui uma oração reduzida de infinitivo, que assume na frase a função de objeto direto. O verbo “acabam” também deve concordar com o sujeito, que ainda é o mesmo: “muitos jovens”.
Letra C - “Os objetivos desse plano podem ser resumidos na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas”. O verbo “podem” e o adjetivo “resumidos” devem concordar com o sujeito “os objetivos”ao qual se referem.
Letra E - “As ações governamentais, em sua maioria, não visam o bem público, mas valorizar a imagem do governo”. A forma verbal “visam” deve concordar com o sujeito da frase “As ações governamentais”.
Quanto á concordância verbal e nominal, todas as frases estão corretas, exceto a:
Na seleção dos informantes, serão selecionados aqueles que apresentarem um leque maior de conhecimentos sobre o tema.
Finalmente, está sendo discutido os termos da proposta de uso de nossas instalações por pessoas estranhas à repartição.
Para que a ação seja ajuizada, deve haver provas materiais e testemunhais, além de argumentos consistentes.
Há mais ou menos trinta dias, houve aqui duas festas sobre as quais muito ainda vai se falar.
Assim, explicamos que nossa relação com as entidades sindicais impõe certas condições e demandas que dificultam a correta interpretação dos fatos.
A frase que apresenta problemas quanto à concordância verbal e nominal é a que está presente na letra B - “Finalmente, está sendo discutido os termos da proposta de uso de nossas instalações por pessoas estranhas à repartição”. Corrigindo estas falhas, a frase ficaria assim:
“Finalmente, estão sendo discutidos os termos da proposta de uso de nossas instalações por pessoas estranhas à repartição”.
Os verbos “estão” e “discutidos” formam uma locução verbal que aponta para do sujeito “os termos da proposta…”, e portanto devem manter concordância com este.
Dadas as proposições, todas aceitam mais de uma concordância, EXCETO:
pai e filhas educados (educadas);
o(s) herói(s) José e Rodrigo;
casa e carro novo(s)
livros e revistas velhos (velhas)
homens e mulheres educados (educadas)
A única alternativa que não aceita as duas formas sugeridas para concordância nominal é a letra B: “o(s) herói(s) José e Rodrigo;”. A única forma de manter a concordância é utilizando o plural “os heróis” para se referir aos dois substantivos, pois quando o adjetivo se refere a mais de um substantivos, e estes substantivos são nomes próprios, o adjetivo vai necessariamente para o plural.
(UFSC) Marque a única frase onde a concordância nominal aparece de maneira inadequada.
Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçada.
Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçados.
Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçadas.
Obrigava sua corpulência a forçado exercício e evolução.
Obrigava sua corpulência a forçada evolução e exercício.
A alternativa que apresenta concordância nominal inadequada é a letra C “Obrigava sua corpulência a exercício e evolução forçadas”. O adjetivo “forçadas”, que se refere aos substantivos “exercício” (masculino) e “evolução” (feminino), não poderia ficar no feminino + plural, pois ao estar no plural, se refere aos dois substantivo, e se referindo aos dois deve, obrigatoriamente, ficar no masculino.
Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal.
O governo federal informou que pretende finalizar a ponte no prazo inicialmente previsto, mas os repasses à empreiteira depende da finalização dos projetos e das conclusões de cada uma das etapas.
Por mais complexos que sejam os problemas, deve haver soluções viáveis para solucioná-los, especialmente quando se empregam, com cuidado e sensatez, métodos adequados.
A obra vai custar 48 milhões de reais, todavia não está incluído no orçamento os custos das desapropriações.
Nos relatórios dos auditores, aludem-se a fatos cujas origens, a julgar pelo que se afirma nos jornais, não foi suficientemente esclarecida.
"...uma variedade de profissões miseráveis que as nossas pequena e grande burguesias não podem adivinhar."
O termo em destaque apresenta uma regra de concordância nominal, observando a regra da Gramática Normativa, assinale a alternativa em que, pluralizando-se a frase, as palavras destacadas permanecem invariáveis:
Só estudei o elementar, o que me deixa meio apreensivo.
Meia palavra, meio tom – índice de sua sensatez.
Estava só naquela ocasião; acreditei, pois em sua meia promessa.
Passei muito inverno só.
Este é o meio mais exato para você resolver o problema: estude só.