Conjunções Alternativas são palavras que unem duas ou mais orações Coordenadas estabelecendo entre elas relação de alternância. São exemplos de Conjunções Alternativas:
- ora... ora
- ou... ou
- quer queira, quer não
- seja... seja
- nem... nem
- talvez... talvez
Observe como as Conjunções Alternativas ligam duas orações estabelecendo uma relação de alternância:
O bebê ora está chorando, ora está sorrindo.
(oração 1) (oração 2)
Podemos dizer que as orações 1 e 2 são independentes sintaticamente uma da outra, por isso, são chamadas de orações Coordenadas. As informações das orações 1 e 2 são unidas em único Período por meio de Conjunções Alternativas, sugerindo uma relação de alternância.
Conteúdo deste artigo
Tipos de Conjunções
As Conjunções são a classe de palavras cuja função é unir duas ou mais orações, estabelecendo entre elas relações de Coordenação ou Subordinação. As Conjunções sãor classificadas em Coordenativas ou Subordinativas.
Conjunções Coordenativas
As Conjunções Coordenativas são sintaticamente independentes entre si porque possuem elementos essenciais à construção de sentidos: Sujeito e Predicado ou apenas Predicado. Embora sejam independentes, suas informações podem se complementar quando unidas por uma Conjunção Coordenativa ou por Vírgula. Veja o exemplo:
Ou você guarda sua mala no armário ou você deixa sobre a cama.
Observe que tanto a oração 1 como a oração 2 apresentam os elementos essenciais: Sujeito (você) e Predicado (guarda sua mala no armário, ou você deixa sobre a cama) e por esse motivo são independentes sintaticamente uma da outra. Assim, a palavra responsável por unir as duas orações são as Conjunções Coordenativas Alternativas “ou... ou”, sugerindo alternância entre as informações.
Classificação das Conjunções Coordenativas
As Conjunções Coordenativas são classificadas em:
- Adversativas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, não obstante, no entanto.
- Aditivas: e, nem, não só... mas também, não só... como também, além disso, e ainda, por um lado… por outro, assim como, tanto... como, bem como.
- Alternativas: ora, quer queira, quer não, seja, nem... nem.
- Conclusivas: logo, pois, portanto, por isso, por conseguinte, assim.
- Explicativas: pois, que, porque, porquanto, por isso.
Conjunções Subordinativas
As Conjunções Subordinativas integram em um mesmo Período as orações que dependem sintaticamente de outra para completar seu sentido. Veja o exemplo:
Mariana passou no ENEM como previsto.
Observe que a oração 1 é composta pelos elementos essenciais: Sujeito (Mariana) e Predicado (passou no ENEM), diferentemente da oração 2, que completa seu sentido através da relação de conformidade estabelecida pela Conjunção Subordinativa Conformativa “como”.
Classificação das Conjunções Subordinativas
As Conjunções Subordinativas são classificadas em:
- Causais
- Concessivas
- Condicionais
- Conformativas
- Comparativas
- Consecutivas
- Finais
- Proporcionais
- Temporais
- Integrantes