Lista de questões sobre Derivação Parassintética. Ler artigo Derivação Parassintética.
A Derivação é um processo de formação de palavras que pode ocorrer de várias maneiras. Leia a seguir a explicação sobre uma dessas maneiras:
Processo de formação por Derivação que consiste na união simultânea de um prefixo e um sufixo ao radical de uma palavra primitiva. A união simultânea é indispensável para que a palavra forme unidade de sentido.
Esta explicação está relacionada ao processo de Derivação:
Imprópria
Prefixal
Sufixal
Regressiva
Parassintética
Parassíntese é a ocorrência simultânea de prefixação e sufixação.
Com relação à Derivação Parassintética, marque a alternativa incorreta:
É um processo de formação de palavras em Língua Portuguesa que consiste na união simultânea de um prefixo e um sufixo ao radical de uma palavra primitiva. Este processo ocasiona alterações de sentido e de classe da palavra formada com relação à primitiva.
Para que a parassíntese ocorra, os processos de prefixação e sufixação devem ocorrer ao mesmo tempo. Isto significa que a palavra formada necessita de um prefixo e de um sufixo para formar uma unidade de sentido.
É um processo de formação de palavras em Língua Portuguesa que consiste na união de um prefixo e um sufixo ao radical de uma palavra primitiva. Este processo ocasiona alterações de sentido e de classe da palavra formada com relação à primitiva. A supressão de um dos afixos (prefixo ou sufixo) pode acontecer e não afeta a produção de sentidos da palavra formada.
A formação de palavras com unidade de sentido sem a presença de um ou outro afixo é o que diferencia a Derivação Prefixal e Sufixal da Derivação Parassintética, já que no processo de pasassíntese a união simultânea de prefixo e sufixo é indispensável para que a palavra forme unidade de sentido.
A palavra “entediado” é formada por Derivação Parassintética.
Na Derivação Parassintética a união dos afixos deve ocorrer de forma simultânea, caso contrário, a produção de sentido de algumas palavras formadas será comprometida.
Marque a alterativa cujas palavras sejam formadas por Derivação Parassintética:
envergonhado, aprodrecer, esquentado
insatisfeito, desalmado, inconscientemente
girassol, beija-flor, asadelta
pernilongo, vinagre, planalto
céu, mar, casa
As palavras da alternativa a) são formadas pela união de um prefixo e um sufixo aos radicais de suas palavras primitivas, e a supressão de quaisquer afixos compromete a produção de sentidos das palavras formadas. A palavras da alternativa b) são formadas por Derivação Prefixal e Sufixal, já que a supressão de quaisquer afixos não compromete a produção de sentidos das palavras formadas. As palavras da alternativa c) são formadas pelo processo de Composição por Justaposição. As palavras da alternativa d) são formadas pelo processo de Composição por Aglutinação. As palavras da alternativa e) são primitivas.
A Derivação Parassintética diferencia-se da Derivação Prefixal e Sufixal porque:
a parassíntese consiste na união alternada de prefixo e sufixo ao radical de uma palavra primitiva.
a primeira ocorre apenas em verbos; a segunda ocorre em substantivos e adjetivos.
a primeira não necessita que os afixos (prefixos e sufixos) sejam inseridos simultaneamente para que as palavras formem unidade de sentido; a segunda necessita que a união ocorra de maneira simultânea para que as palavras formem unidade de sentido.
a primeira consiste na união de sufixos antes do radical da palavra primitiva.
a primeira necessita que os afixos (prefixos e sufixos) sejam inseridos simultaneamente para que as palavras formem unidade de sentido; a segunda forma palavras com unidade de sentido no caso de ocorrência de união de apenas um dos afixos.
Com relação ao processo de formação de palavras por Derivação Parassintética, leia as afirmações a seguir e julque se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, marque a alternativa que corresponda as suas repostas:
V, V, V
F, F, V
F, V, F
V, F, V
V, V, F
A palavra “parlamento” é formada por Derivação Sufixal.