Lista de exercícios sobre Derivação prefixal. Ler artigo Derivação prefixal.
Com relação ao processo de formação de palavras por Derivação Prefixal, marque a alternativa correta:
É um processo de formação de palavras em Língua Portuguesa que consiste na união de um sufixo ao radical de uma palavra primitiva.
É um processo de formação de palavras em Língua Portuguesa que consiste na união de um prefixo e um sufixo ao radical de uma palavra primitiva.
É um processo de formação de palavras em Língua Portuguesa que consiste na união de um prefixo ao radical de uma palavra primitiva.
É um processo de formação de palavras em Língua Portuguesa que consiste na união de dois prefixos ao radical de uma palavra primitiva.
É um processo de formação de palavras em Língua Portuguesa que consiste na união de um prefixo na parte inicial de uma palavra e um sufixo na parte final de uma palavra primitiva.
A palavra DESMATAR é formada pelo processo de Derivação:
Sufixal
Parassintética
Regressiva
Prefixal
Imprópria
A palavra é formada pela união do prefixo DES ao verbo MATAR.
Assinale a alternativa cujas palavras sejam formadas pelo processo de Derivação Prefixal apenas:
interrogação, felizmente, desfazer
acabamento, exceto, casamento
planalto, descascar, enriquecer
destemer, aposto, bendito
exercício, honesto, barquinho
Destemer (prefixo “des”+ verbo “temer”, atribuindo sentido oposto); Aposto (“a”+ posto, atribuindo sentido de estar junto); Benedito (“ben” + dito atribuindo sentido de “bem-falado, bem-quisto”).
Com relação ao processo de formação de palavras por Derivação Prefixal, marque a alterativa incorreta:
Prefixal significa “fixar algo anteriormente”.
A palavra “antever” é formada pela união do prefixo “ante” ao verbo “ver”, o qual sugere sentido de precedência: “ver antes”.
Em Língua Portuguesa há palavras primitivas e aquelas formadas a partir de processos como os de Derivação e Composição.
As palavras primitivas não são formadas a partir de outras, pelo contrário, elas dão origem a outras, as quais podem ser formadas a partir da união de morfemas (prefixos e/ou sufixos) ao radical de uma palavra primitiva, ou pela junção de um radical a outro.
Em nosso léxico é possível observarmos palavras primitivas e aquelas formadas a partir de processos como os de Derivação e Composição. As palavras primitivas são formadas a partir de outras, as quais podem ser formadas a partir da união de morfemas (prefixos e/ou sufixos) ao radical de uma palavra primitiva, ou pela junção de um radical a outro.
As palavras primitivas não são formadas a partir de outras, pelo contrário, a partir das palavras primitivas são formadas outras palavras, como no processo de Derivação Prefixal, em que um prefixo se junta ao radical de uma palavras primitiva, por exemplo: descumprir.
Alguns prefixos da Língua Portuguesa atribuem às palavras sentido de negação, de oposição à palavra primitiva. É o caso de:
Antever, anteontem, antebraço
Decair, decapitar, deposição
Extraviar, exportar, extraordinário
Infeliz, infiel, insatisfação
Desconfiar, desfazer, anteontem
O prefixo IN sugere o sentido de negação.