Os verbos são palavras que indicam ações, estados e fenômenos da natureza. É uma classe de palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo, voz e aspecto. Sintaticamente, o verbo ocupa o núcleo de um dos termos essenciais da oração, o predicado.
Além de sofrer variações (flexões), os verbos podem apresentar formas nominais, ou seja, podem desempenhar a função de um nome sem que haja flexão de tempo ou modo.
São três formas verbais em Língua Portuguesa: infinitivo, gerúndio e particípio, as quais são derivadas do tema (radical + vogal temática) acrescido das respectivas desinências:
- Para o infinitivo (-r: ): falar, beber, falir
- Para o particípio (-do): falado, bebido, falido
- Para o gerúndio (-ndo): falando, bebendo, falindo
Neste artigo são abordados os aspectos relacionados à forma nominal infinitivo. Para iniciar o estudo, leia a Tirinha Armandinho a seguir:
Na Tirinha é possível observar várias palavras que indicam ação, ou seja, verbos e locução verbal: deve ser, fazer, fazem, faltar, ter, é. Dos verbos destacados na Tirinha, apenas dois sofreram flexão: fazem (verbo fazer flexionado na terceira pessoa do plural, no tempo presente, no modo indicativo) e é (verbo ser flexionado na terceira pessoa do singular, no tempo presente, no modo indicativo). Os demais verbos e locução verbal: deve ser, fazer, faltar, ter, como você pôde observar, não sofreram flexões e aparecem em sua forma original. Quando o verbo está em sua forma original, sem que haja flexão de pessoa e tempo, dizemos que ele está na sua forma Infinitivo.
Existem 3 possibilidades de conjugação dos verbos em sua forma original Infinitivo:
Conteúdo deste artigo
Verbos de 1ª conjugação
Os verbos de primeira conjugação são formados por tema (radical + vogal temática A) acrescidos da desinência R. Assim, os verbos de primeira conjugação são todos aqueles em sua forma original terminados em -AR.
Exemplos:
- AMAR
- FALAR
- ENSINAR
- DANÇAR
- MULTIPLICAR
- RECLAMAR
- CUIDAR
Verbos de 2ª conjugação
Os verbos de segunda conjugação são formados por tema (radical + vogal temática E) acrescidos da desinência R. Assim, os verbos de segunda conjugação são todos aqueles em sua forma original terminados em –ER.
Exemplos:
- DESCER
- CORRER
- SOFRER
- FAZER
- COMER
- APARECER
Verbos de 3ª conjugação
Os verbos de terceira conjugação são formados por tema (radical + vogal temática I) acrescidos da desinência R. Assim, os verbos de terceira conjugação são todos aqueles em sua forma original terminados em -IR.
Exemplos:
- COBRIR
- SAIR
- MENTIR
- SUMIR
- SORRIR
- SUBIR
- FALIR
- OUVIR