Predicado

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Mestra em Letras e Linguística (UFG, 2016)
Licenciada em Letras-Português (UFG, 2009)

Categorias: Português
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Predicado é o termo da oração que realiza uma afirmação sobre o sujeito. Quando afirmamos algo sobre alguma coisa estamos realizando uma predicação. Veja o exemplo:

Luciana e Alan vão viajar para Belo Horizonte de avião. (Sujeito / Predicado)

Quando estudamos sobre a sintaxe dos períodos simples aprendemos que os Termos essenciais são os elementos que mantêm a estrutura básica das orações, que são o Sujeito e o Predicado. Esses termos são considerados essenciais porque trazem as informações necessárias à construção de enunciados sintatica e semanticamente lógicos, como: o que aconteceu, como aconteceu e quem realizou ou recebeu a ação.

O Sujeito é o termo com o qual o Verbo da oração concorda em número e pessoa. Como você pôde observar no exemplo acima, o Sujeito da oração é composto “Luciana e Alan” (eles – terceira pessoa do plural), pois é o termo que realiza a ação “viajar” e concorda com a locução verbal “vão viajar ...”.

Grande parte das orações é formada por Sujeito e Predicado, pode acontecer de uma oração não apresentar Sujeito, mas com toda certeza terá um Predicado. Isto significa que, à exceção do Sujeito e do Vocativo, tudo aquilo que constitui as orações faz parte do Predicado.

Formação do Predicado

O Predicado deve conter pelo menos um verbo ou uma locução verbal. O núcleo do Predicado pode ser um verbo, um nome, ou um verbo e um nome. É possível classificar os Predicados tendo em vista o tipo de núcleo que apresentam.

Classificação dos predicados

Conforme os tipos de núcleos que apresentam, os Predicados podem ser: Verbais, Nominais e Verbo-nominais. Vejamos a seguir cada um deles:

Predicado verbal

O Predicado Verbal é aquele traz um Verbo como núcleo.

Exemplos:

Predicado nominal

O Predicado nominal é aquele que traz uma forma nominal ou pronominal como núcleo. Estes nomes podem ser representados por Substantivos, Adjetivos, Locuções Adjetivas e Pronomes. São chamados de Predicativos do sujeito os termos que formam o núcleo dos Predicados Nominais.

Uma informação importante é que os Verbos que ocorrem nos Predicados Nominais são sempre Verbos de Ligação. Os Verbos de Ligação não possuem conteúdo referencial, pois atuam como o elo entre os Sujeito e alguma predicação. Os Verbos de Ligação mais frequentemente usados em nossa língua são: ser, estar, ficar, permanecer, continuar, andar, tornar-se, virar, parecer.

Exemplos:

Predicado verbo-nominal

O Predicado verbo-nominal é constituído por dois núcleos, sendo um núcleo verbal e um núcleo nominal ou pronominal. O núcleo verbal pode ser composto por verbos transitivos ou intransitivos que expressam ação, e o núcleo nominal ou pronominal pode ser composto por Substantivos, Adjetivos, Locuções Adjetivas e Pronomes. Os núcleos nominais atuam como Predicativo do Sujeito ou Predicativo do Objeto aos quais se referem.

Os Predicados Verbo-nominais podem ser formados por:

1. Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Sujeito

Exemplo:

A filha chegou triste em casa.

2. Verbo Transitivo + Objeto + Predicativo do Objeto

Exemplo:

Marina viu o pai satisfeito.

3. Verbo Intransitivo + Predicativo do Sujeito

Exemplo:

A aluna suspirava apavorada.

Referência:

ABAURRE, Maria Luiza M. Gramática: texto: análise e construção de sentido. Volume único. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 382 a 392.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!