Lista de questões de provas de vestibulares e concursos sobre os Predicados na língua portuguesa. Ler artigo Predicado.
(FMU-SP) Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal:
Os viajantes chegaram cedo ao destino.
Demitiram o secretário da instituição.
Nomearam as novas ruas da cidade.
Compareceram todos atrasados à reunião.
Estava irritado com as brincadeiras.
Nesta questão, a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal é a letra D - “Compareceram todos atrasados à reunião”. Nesta frase, existem dois núcleos no predicado, um núcleo verbal que é o verbo de ação “compareceram” e um núcleo nominal que é o predicativo do sujeito “atrasados”.
Na letra A o predicado é verbal, pois o núcleo é a forma verbal “chegaram” (verbo de ação).
Na letra B, o predicado também é verbal, pois tem como núcleo o verbo de ação “demitiram”.
Na letra C o predicado também é verbal, pois tem como núcleo a forma verbal “nomearam”, outro verbo de ação.
Na letra E, o verbo é de ligação “estava”, e portanto não é núcleo do predicado. O predicado será nominal, pois terá como núcleo o predicativo do sujeito “irritado”.
Todas as orações a seguir apresentam predicado verbo-nominal, exceto:
O menino voltou machucado.
Cansados, os jogadores deixaram o campo.
Chamavam-lhe de covarde.
Assistiram ao espetáculo, felizes, Clarissa e Carolina.
Era medrosa aquela criança.
Nesta questão, a única frase que não apresenta predicado verbo-nominal é a letra E - “Era medrosa aquela criança”, pois nesta frase há apenas um verbo de ligação (que não pode ser núcleo) e um predicativo do sujeito, que é a palavra “medrosa” e constitui o núcleo nominal do predicado. Sendo assim, o predicado desta frase é nominal.
As demais alternativas todas possuem núcleos verbais (verbos de ação) e núcleos nominais (predicativos), que são respectivamente: na letra A: “voltou” (núcleo verbal) e “machucado” (núcleo nominal); letra B: “cansados” (núcleo nominal) e “deixaram” (núcleo verbal); letra C: “chamavam” (núcleo verbal) e “covarde” (núcleo nominal) e letra D: “assistiram” (núcleo verbal) e “felizes” (núcleo nominal).
Assinale a opção em que o termo destacado foi corretamente analisado:
Todo aquele amor deixava-o insensível (predicativo do objeto).
Carlos chegou cansado (adjunto adverbial)
O diretor nomeou Julia primeira bailarina (predicativo do sujeito).
Todos lhe chamavam ladrão! (predicativo do sujeito).
Clara considera Adriano inteligente. (predicativo do sujeito)
Na letra A o termo “insensível” está corretamente analisado como PREDICATIVO DO OBJETO, pois é uma qualidade apontada para o OBJETO DIRETO, que está assinalado pelo pronome “o” em “deixava-o”. Esta alternativa deve ser assinalada como a resposta da questão.
Os demais termos destacados estão classificados inadequadamente. A forma correta de classificá-los seria:
Letra B: o termo “cansado”, na verdade é um PREDICATIVO DO SUJEITO, pois aponta para o sujeito “Carlos” e não um adjunto adverbial.
Letra C: o termo destacado “primeira bailarina” é, na verdade, um PREDICATIVO DO OBJETO, pois aponta para o OBJETO DIRETO “Julia” e não para o SUJEITO da oração.
Letra D: o termo “ladrão”, que está sublinhado, não é um predicativo do sujeito “todos” e sim um PREDICATIVO DO OBJETO, pois aponta para o objeto “lhe”.
Letra E: o termo “inteligente”, na verdade, se refere ao objeto direto “Adriano” e não ao sujeito “Clara”, sendo, portanto, classificado como PREDICATIVO DO OBJETO e não predicativo do sujeito.
Considere os seguintes trechos:
I – Juliana ficou em casa. II – Juliana ficou doente. III – Juliana estava triste.
No trecho I, o verbo é intransitivo, pois o verbo ficar, neste caso, opõe-se a sair, logo o predicado é verbal.
Nos trechos II e III, o predicado é nominal, pois o verbo, de ligação em ambos os casos, ligam os sujeitos aos seus predicativos.
Nos trechos I e II, o predicado é nominal, pois o verbo “ficar” sempre é de ligação.
No trechos I e III, o predicado é verbo-nominal, pois o verbo é de ação e o seu complemento, é um predicativo do sujeito.
Nos três trechos, o verbo é de ligação, portanto, o predicado é nominal.
Só o trecho I tem como núcleo do predicado um verbo.
Considerando as três frases enumeradas: I – Juliana ficou em casa; II – Juliana ficou doente e III – Juliana estava triste, devem ser assinaladas as afirmativas corretas.
A afirmativa 1 é VERDADEIRA pois explica que o verbo FICAR na primeira frase não é um verbo de ligação e sim um verbo de ação, pois expressa a ação de ficar, que é contrária a ação de sair. Classifica o verbo como intransitivo, pois não necessita de complementos verbais.
A afirmativa 2 é VERDADEIRA pois os verbos presentes nas frases II e III são de ligação, e os adjetivos “triste” e “doente” são predicativos.
A afirmativa 4 é FALSA pois na frase I o predicado é verbal, pois o verbo “ficar” na frase I é intransitivo e não de ligação, sendo, portanto, núcleo do predicado.
A afirmativa 8 é FALSA pois em I o predicado é verbal, já que possui apenas um núcleo verbal e não possui núcleo nominal, e em III o predicado é nominal, pois possui apenas um núcleo nominal (triste - predicativo do sujeito) e o verbo é de ligação. Outro equívoco é dizer que os verbos são de ação e os seus complementos são predicativos do sujeito. Em nenhuma das duas frases é verdadeira esta afirmativa. Em I temos VERBO INTRANSITIVO (sem complemento) e em III temos VERBO DE LIGAÇÃO + PREDICATIVO DO SUJEITO.
A afirmativa 16 é FALSA pois no primeiro trecho o verbo não é de ligação e sim de ação - INTRANSITIVO.
A afirmativa 32 é VERDADEIRA pois de fato só o primeiro trecho tem como núcleo um verbo. Os demais tem como núcleos do predicado dois PREDICATIVOS.
Assinale as alternativas corretas, de acordo com a classificação das frases entre parênteses.
Eles querem o carro. (predicado verbal)
Os garotos chegaram cansados ao museu. (predicado verbo-nominal).
O rei tornou-se ladrão. (predicado verbal)
Os bêbados, furiosos, viraram a mesa do bar. (predicado nominal)
O pobre mendigo, depois de receber a herança que lhe era devida, virou rei. (predicado nominal)
Da mesma forma que o exercício anterior, este exercício pede que sejam assinaladas as afirmativas corretas.
A afirmativa 1 é VERDADEIRA. O predicado da frase é verbal pois o núcleo é a forma verbal “querem” (verbo de ação) e não possui núcleo nominal.
A afirmativa 2 é VERDADEIRA pois de fato possui dois núcleos, um núcleo verbal - “chegaram” (VERBO DE AÇÃO) - e um núcleo nominal - “cansados” (PREDICATIVO DO SUJEITO).
A afirmativa 4 é FALSA pois o núcleo do predicado não é verbo-nominal, já que o verbo “tornou-se” é de ligação e não pode ser núcleo. O predicado é NOMINAL e tem como núcleo o PREDICATIVO DO SUJEITO “ladrão”.
A afirmativa 8 é FALSA pois o predicado não pode ser nominal, já que não possui predicativo, e portanto não possui núcleo nominal. O predicado é VERBAL, e o seu núcleo é a forma verbal “viraram”.
A afirmativa 16 é VERDADEIRA pois o predicado é nominal e tem por núcleo o PREDICATIVO DO SUJEITO “rei”. O verbo “virou” neste caso é de ligação, pois corresponde a “tornou-se”.