Regência verbal

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Mestra em Letras e Linguística (UFG, 2016)
Licenciada em Letras-Português (UFG, 2009)

Categorias: Português
Faça os exercícios!
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Regência verbal é a relação estabelecida entre os verbos e seus complementos, os quais integram seu sentido. Esses complementos podem ser objetos diretos e objetos indiretos. Nesse caso, o verbo é considerado termo regente e seu complemento, o termo regido. No caso de o complemento verbal ser um objeto indireto, a relação de subordinação vem sempre marcada pela presença de uma preposição.

O estudo sobre regência verbal está diretamente relacionado à noção de transitividade verbal, pois é ela quem determina o tipo de vínculo estabelecido entre o verbo e seu complemento. Quando a transitividade é direta, o objeto direto é ligado ao verbo sem o auxílio de preposição. Quando a transitividade é indireta, o objeto indireto é ligado ao verbo com o auxílio de preposição. Observe os exemplos:

Na Língua Portuguesa, muitos verbos admitem mais de uma regência e, assim, mudam-se também seus significados. Veja este exemplo:

A Regência de alguns Verbos

Verbo Preposição
assistir a, ao (transitivo indireto)
esquecer de
obedecer a, ao (transitivo indireto)
visar a (transitivo indireto)

Leia também:

Referência:

ABAURRE, Maria Luiza M. Gramática: texto: análise e construção de sentido. Volume único. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2010. p. 514 a 517.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!