Substantivo epiceno

Por Luciana Kuchenbecker Araújo

Mestra em Letras e Linguística (UFG, 2016)
Licenciada em Letras-Português (UFG, 2009)

Categorias: Português
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Os substantivos são a classe de palavras variáveis que nomeiam pessoas, animais, lugares, objetos, sentimentos. Em Língua Portuguesa, todos os substantivos sofrem a flexão de gênero gramatical em feminino ou masculino.

Os substantivos uniformes são aqueles que apresentam apenas uma forma para representar os gêneros masculino e feminino dos seres. Eles são classificados em: Epiceno, Comum de dois gêneros e Sobrecomum.

Epiceno

Os substantivos epicenos apresentam uma só forma para ambos os gêneros, sendo antecedidos por artigos ou pronomes adjetivos masculinos ou femininos e seguidos das palavras macho e fêmea.

Exemplos:

 

Diferença entre substantivo epiceno e substantivo sobrecomum

Enquanto os substantivos epicenos apresentam uma só forma para ambos os gêneros, sendo antecedidos por artigos ou pronomes adjetivos masculinos ou femininos e seguidos das palavras macho e fêmea, os substantivos sobrecomuns apresentam um único gênero gramatical para designar tanto seres do sexo feminino, quanto seres do sexo masculino.

Exemplos:

Diferença entre substantivo epiceno e substantivo comum de dois gêneros

O substantivo comum de dois gêneros apresenta a mesma forma para designar os gêneros masculino e feminino. O que os diferencia é a anteposição de artigos ou pronomes adjetivos masculinos ou femininos.

Exemplos:

Na Língua Portuguesa há substantivos que mudam de significado quando a marcação de gênero é modificada pelos artigos femininos ou masculinos. Veja:

Aprenda mais estudando sobre os substantivos uniformes e biformes e substantivos de gêneros vacilantes.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!