Lista de questões relativas aos tempos verbais, retiradas de provas de vestibulares. Ler artigo Tempos verbais.
(FATEC-SP) Assinale a alternativa em que a forma verbal grifada no período 2 não substitui corretamente a do período 1.
1. Economistas afirmam que já foi descoberto o remédio para a inflação no Brasil. 2. Economistas afirmam que já ter sido descoberto o remédio para a inflação no Brasil.
1. Não souberam ou não me quiseram dizer para onde você tinha ido. 2. Não souberam ou não me quiseram dizer para onde você fora.
1. Eram passados já muitos anos, desde o acidente. 2. Haviam passado já muitos anos, desde o acidente.
1. Honrarás a teu pai e a tua mãe. 2. Honra a teu pai e a tua mãe.
1. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já terá partido. 2. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já partirá.
Nas quatro primeiras alternativas desta questão, embora as formas verbais sejam substituídas entre a primeira e a segunda formas, o sentido se mantém o mesmo. Já na letra E, não acontece o mesmo.
A frase “1. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já terá partido.” não corresponde em significado à frase “2. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já partirá.” pois no primeiro caso, ao chegar à casa do amigo ele não estará mais lá, enquanto no segundo, ao chegar à casa do amigo, ele estará prestes a sair, ou seja, ainda estará em casa.
As formas verbais “terá partido” e “partirá” não tem correspondência em significado, e neste caso não podem ser substituídas uma pela outra.
A resposta da questão é a letra E - 1. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já terá partido. e 2. Ao chegar à sua casa, o seu amigo já partirá.
(FUEL-PR) “Pode ser que eu __________ levar as provas, se você _______ tudo para que eu __________ onde elas estão”.
A alternativa que corresponde à sequência correta é:
consiga – fará – descobriria.
consiga – fizer – descubra.
consigo – fizer – descobrir.
consigo – fizer – descubro.
consigo – fará – descobrirei.
A alternativa que corresponde à sequência correta das formas verbais que preenchem as lacunas da frase é a letra B - consiga, fizer, descubra.
A frase ficará corretamente preenchida desta forma: “Pode ser que eu consiga levar as provas, se você fizer tudo para que eu descubra onde elas estão”.
As formas verbais estão no modo subjuntivo, e é necessário dominar a conjugação destes verbos para responder corretamente à questão.
(CESGRANRIO-RJ) Não há devida correlação temporal nas formas verbais em:
Seria conveniente que o leitor ficasse sem saber quem era Miss Dollar.
É conveniente que o leitor ficaria sem saber quem era Miss Dollar.
Era conveniente que o leitor ficasse sem saber quem era Miss Dollar.
Será conveniente que o leitor fique sem saber quem era Miss Dollar.
Foi conveniente que o leitor ficasse sem saber quem era Miss Dollar.
Nesta questão é necessário uma avaliação de cada item para que possa ser constatado qual o item em que não há uma correlação temporal correta entre os verbos. Neste caso, o item a ser marcado é a letra B, pois os tempos verbais não mantém uma correlação lógica entre si: “É conveniente que o leitor ficaria sem saber quem era Miss Dollar.”
A frase inicia com o tempo presente “é” e finaliza com o futuro do pretérito “ficaria”, sendo que seria logicamente impossível uma ação do passado depender de uma ação do presente.
A alternativa que deve ser marcada, portanto, é a letra B - É conveniente que o leitor ficaria sem saber quem era Miss Dollar.
(F.C. Chagas-PR) “Mesmo que você lhe __________ um acordo amigável, ele não ________”.
A alternativa que completa corretamente essa sequência é:
proponha – aceitará.
propor – aceitava.
proporia – aceitaria.
proporá – aceitará.
propôs – aceitava.
Nesta questão deve ser marcada a alternativa que contém as formas verbais adequadas para preencher as duas lacunas da frase: “Mesmo que você lhe __________ um acordo amigável, ele não ________.”
A alternativa correta é a letra A - proponha, aceitará.
A frase ficará, portanto, desta forma: “Mesmo que você lhe proponha um acordo amigável, ele não aceitará”.
(UCS-RS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
“Não ________ os dons que recebestes; __________ sempre que a felicidade se ________ aos poucos.
esquece – lembre – constroi.
esquece – lembra – constrói.
esqueça – lembre – constrói.
esqueças – lembra – constrói.
esqueças – lembre – constroi.
Este exercício propõe que seja marcada a alternativa que traz as formas verbais adequadas para preencher as lacunas da seguinte frase: “Não ________ os dons que recebestes; __________ sempre que a felicidade se ________ aos poucos.”
A primeira lacuna é preenchida com o verbo “esquecer” no imperativo negativo, ou seja, “esqueças”. A segunda lacuna é preenchida com o verbo “lembrar”, também no imperativo, só que na afirmativa: “lembra”. E a terceira lacuna é preenchida com a terceira pessoa singular, do verbo “construir”, no presente, ou seja, a forma verbal “constrói”.
Dentro das alternativas fornecidas, a que preenche as lacunas é a letra D - esqueças, lembra, constrói. Ficando, portanto, a frase assim: “Não esqueças os dons que recebestes; lembra sempre que a felicidade se constrói aos poucos.”
Se tudo ________ conforme ele _______, o trabalho já ______.
for feito – preveu – vai ser concluído.
fosse feito – prevera – teria sido concluído.
é feito – preveu – estaria pronto.
tivesse sido feito – havia previsto – estaria concluído.
tiver sido feito – preverá – será concluído.
A proposta é marcar a alternativa que contém as formas verbais adequadas para preencher as lacunas da frase: “Se tudo ________ conforme ele _______, o trabalho já ______.”.
Para responder, é necessário observar a correlação de tempo entre as formas verbais, notando qual alternativa vai se encaixar melhor, fazendo com que a frase fique coerente.
A resposta da questão é a letra D - tivesse sido feito, havia previsto, estaria concluído. Além de estarem predominantemente no particípio, todas estão mantendo uma correlação temporal. A frase ficará, portanto, da seguinte maneira: “Se tudo tivesse sido feito conforme ele havia previsto, o trabalho já estaria concluído.”.
(FAME/FUPAC-MG) Em: “Sei de uma moça... Se alguém escrevesse a sua história, diriam como o senhor (...)”, há verbos empregados respectivamente no:
presente do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretérito do indicativo.
presente do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo, futuro do pretérito do indicativo.
presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo.
presente do indicativo, futuro do pretérito do indicativo, pretérito imperfeito do indicativo.
presente do indicativo, futuro do pretérito do subjuntivo, pretérito imperfeito do subjuntivo.
Neste exercício, são pedidos os tempos verbais dos verbos marcados na seguinte frase: “Sei de uma moça… Se alguém escrevesse a sua história, diriam como o senhor (…)”.
A primeira forma verbal, “sei”, está no presente do indicativo, pois fala de uma ação acontecida no momento da fala.
A segunda, “escrevesse”, está no pretérito imperfeito do subjuntivo, pois indica uma ação incerta (subjuntivo) e não pontual, no passado (pretérito imperfeito).
A terceira, “diriam”, está no futuro do pretérito do indicativo, pois fala de uma ação não concretizada, mas que poderia ser, dependendo diretamente da ação acontecida no passado.
A alternativa que responde corretamente a questão é a letra A - presente do indicativo, pretérito imperfeito do subjuntivo, futuro do pretérito do indicativo.
"Com o toque da corneta, engarrafam no convés do navio o rebanho de soldados ansiosos." A forma verbal engarrafam se encontra no tempo:
presente do subjuntivo
imperfeito do indicativo
pretérito perfeito do indicativo
presente do indicativo
imperativo afirmativo