Em Língua Portuguesa, Til ou Tilde (~) é um sinal gráfico utilizado para marcar uma característica sonora das vogais / Ã / e / Õ /, sugerindo a pronúncia nasalizada. Exemplos de palavras que utilizam o Til:
- anã
- coração
- cães
- balões
- Camões
Quando pronunciamos a palavra “anã” é possível perceber a passagem do ar pelo nariz na última sílaba, ou seja, a nasalização da vogal / Ã /. Da mesma forma, na palavra “coração”, também é possível observar a nasalização do ditongo “-ão”. Observe outros exemplos semelhantes:
Conteúdo deste artigo
Palavras com Til na Vogal Nasal / Ã /
- Fã
- clã
- Tupã
- cristã
Palavras com Til nos Ditongos Nasais -ãe, -ão, -ãi, -õe
-
- mãe
- mamão
- cãimbra
- põem
O Til não é um acento gráfico
O Til não é considerado um acento gráfico, pois sua função é apenas marcar a pronúncia nasalizada das vogais / Ã / e / Õ /. Em Língua Portuguesa, são considerados acentos os sinais gráficos cuja função é marcação de sílaba tônica de palavras, como os acentos Agudo ( ´ ) e Circunflexo ( ^ ).
Como há apenas uma sílaba tônica nas palavras de nossa língua, não é possível a ocorrência de dois ou mais acentos gráficos na mesma palavra, diferente do que ocorre com o Til, o qual pode ser utilizado duplamente em palavras como “irmãozão”, “coraçãozão”.
O uso do Til na marcação de sílabas
A presença do Til nas palavras contribui para a identificação de sílabas tônicas, pretônicas ou átonas. Veja os exemplos:
- Tônica: canhão, coração, maçã, cãibra, devoção
- Pretônica: cãezinhos, rãzinha
- Átona: órgão, órfão, bênçãos, acórdão (Se o Til estiver posicionado na sílaba átona, obrigatoriamente, deve-se acentuar a sílaba predominante.)
Outras línguas que utilizam o Til
Na língua Portuguesa, a descrição do Til como sinal de nasalização surgiu a partir do século XVI, na Gramática de João de Barros, considerado por alguns estudiosos como o primeiro grande historiador português e pioneiro da Gramática da Língua Portuguesa. Em outras Línguas, de maneira gera, o Til é utilizado como uma supressão fonética das Consoantes / N / e / M /, sugerindo a posição de nasalização. A seguir, alguns idiomas que também utilizam o Til:
- Grego Clássico: Sinal diacrítico idêntico ao Til (βῆτα)
- Castelhano, Basco e Galego: Sinal diacrítico para formar a letra ñ (lsom de “nh”)
- Estoniano: Sinal gráfico para para identificar um som vocálico claro (mõdu)
- Vietnamita: Sinal gráfico sobre vogais decrescentes (ngã)
Aprenda mais sobre sinais gráficos lendo estes artigos sobre os acentos Agudo e Circunflexo.