Uso de aspas

Por Raíssa Silva Santana

Mestre em Linguística (USP, 2019)
Graduada em Letras (USP, 2016)

Categorias: Português
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O que são as aspas?

As aspas representam mais um recurso gráfico de pontuação utilizado na produção textual. São utilizadas em pares, sendo que uma serve para abrir e a outra para fechar determinado discurso.

Tipos de aspas

Antes de mais nada, é importante reforçar que existem dois tipos de aspas:

Aspas simples (‘ ’): elas são inseridas quando a aspa dupla já está sendo utilizada no texto ou frase. Exemplo:

Aspas duplas (“ ”): são empregadas nos discursos diretos para destacar algo no texto ou citar alguma, por exemplo, alguma obra. Veja:

Maneiras de utilizá-las

O uso das aspas pode gerar dúvidas em algumas situações devido a suas diversas formas de ser utilizada. Por isso, confira os detalhes que preparamos

Citações: é necessário fazer o emprego das aspas sempre que for iniciar e encerrar alguma citação direta. Observe:

Enfatizar ou ironizar discursos: quando a intenção é exprimir ironia ou dar destaque a uma palavra ou expressão fora de seus contextos reais, costuma-se utilizar as aspas. Vejam os exemplos:

Neologismos: neologismos é quando que se cria uma nova palavra ou um conceito novo é atribuído a ela. Dessa forma, é necessário colocar a palavra entre aspas para deixar claro esse intuito.

Gírias: quando na produção textual são empregadas as expressões populares, denominadas de gírias, utiliza-se as aspas, por exemplo:

Estrangeirismo: sabe quando precisamos utilizar palavras muito recorrentes que são derivadas de outras línguas? Isso é estrangeirismo e utilizamos as aspas nesses casos também. Veja:

Obras literárias: o uso desta pontuação também é feito quando queremos marcar no texto o nome uma obra literária, filmes, entre outros. Veja exemplos a seguir:

Casos para ficar atento

É necessário ficar atento aos sinais de pontuação das frases para empregar corretamente as aspas, pois existe uma grande dúvida a respeito da marcação delas: antes ou depois do ponto final?

Nesse caso, há duas maneiras de utilizar as aspas:

Exemplo: “Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar.”

Exemplo: Como já dizia Angela Davis: “Numa Sociedade racista, não basta não ser racista, é necessário ser antirracista”.

Curiosidades

Nós utilizamos o modelo de aspas chamado de aspas inglesas (“a”) ou aspas curvas. Além disso, há outros tipos de representar as aspas, são elas:

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!