Lista de questões de vestibular sobreo o uso das vírgulas. Ler artigo Utilização da vírgula.
Em qual destas frases a vírgula foi empregada para marcar a omissão do verbo?
Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim.
Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais
Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês.
A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada
Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar.
Neste exercício deve ser identificada a alternativa na qual a vírgula foi empregada com o objetivo de omitir o verbo. A resposta correta é a letra B - “Compre sem susto: a loja é virtual; os direitos, reais”.
Nesta alternativa, o verbo “ser” foi omitido na segunda oração “os direitos, reais” por meio do uso da vírgula. Quando utilizada desta forma, a vírgula indica que aquela palavra pode ser omitida, pois já foi introduzida no contexto. Neste caso, o verbo “ser” foi utilizado na oração anterior “a loja é virtual” e fica subentendida na oração seguinte.
Na letra A - “Ter um apartamento no térreo é ter as vantagens de uma casa, além de poder desfrutar de um jardim” - a vírgula está sendo usada para separar duas orações, mas não está omitindo nenhuma palavra das mesmas.
Na letra C - “Para quem não conhece o mercado financeiro, procuramos usar uma linguagem livre do economês” - a vírgula está marcando a inversão da frase, pois na ordem direta seria: “Procuramos usar uma linguagem livre do economês para quem não conhece o mercado financeiro”.
Na letra D - “A sensação é de estar perdido: você não vai encontrar ninguém no Jalapão, mas vai ver a natureza intocada” - a vírgula está separando duas orações, e não há palavras omitidas.
Na letra E - “Esta é a informação mais importante para a preservação da água: sabendo usar, não vai faltar” - Neste caso a vírgula está separando duas orações e está omitindo a palavra “água”, porém, não se trata de um verbo, portanto não pode ser marcada como resposta.
O uso das vírgulas em cada proposição é justificado pela explicação entre parênteses. Assinale a alternativa cuja explicação não esteja coerente com o uso da vírgula.
Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada)
O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações)
A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada)
Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período)
Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início do período)
Neste exercício deve ser escolhida a alternativa em que a explicação entre parênteses não justifica o uso da vírgula na frase apresentada.
Nas alternativas A, B, D e E a justificativa entre parênteses corresponde ao motivo pelo qual a vírgula está sendo utilizada.
A - Um dia, porém, o amante recebeu uma carta anônima. (conjunção adversativa deslocada) - as vírgulas são utilizadas para isolar a conjunção adversativa “porém”, que está deslocada.
B - O amante temia a ira do marido, e a mulher tratava os dois muito bem. (sujeitos diferentes nas duas orações) - a vírgula indica que a segunda oração, que é coordenada, terá um novo sujeito, e não mesmo da primeira.
C - Ao passar pela Glória, ele se despediu do mar. (oração reduzida de infinitivo no início do período) - a vírgula indica que a oração reduzida “ao passar pela Glória” está descolada para o início do período.
D - Entrando no quarto, Camilo não pôde sufocar um grito de terror. (oração reduzida de gerúndio no início do período) - a vírgula indica que a oração reduzida “entrando no quarto” está deslocada para o início do período.
Já na alternativa C - “A sala era mal alumiada por uma janela, que dava para o telhado dos fundos. (oração coordenada adversativa deslocada)” - a vírgula utilizada para introduzir uma oração subordinada adjetiva e não uma coordenada adversativa deslocada.
Neste caso, portanto, a letra C é a resposta da questão.
É preciso suprimir uma ou mais vírgulas na seguinte frase:
É possível que, em vista da quantidade e de seu poder de sedução, as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante.
Independentemente do mérito dos professores, as escolas devem, com denodo, estimular os sonhos dos alunos.
É uma pena que, hoje em dia, tantos e tantos jovens substituam os sonhos pela preocupação, compreensível, diga-se, de se inserir no mercado de trabalho.
O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação.
Se cada época tem os adolescentes que merece, conforme opina o autor, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época.
O exercício pede que encontremos a alternativa em que há uma das vírgulas que deve ser suprimida.
Na letra A - “É possível que, em vista da quantidade e de seu poder de sedução, as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante.” - as duas vírgulas são necessárias para isolar a oração “em vista da quantidade e de seu poder de sedução”, que está intercalada à oração “É possível que as ficções de nossas telas influenciem nossa conduta de forma determinante”.
Na letra B - “Independentemente do mérito dos professores, as escolas devem, com denodo, estimular os sonhos dos alunos.” - as duas vírgulas são necessárias para isolar a expressão “com denodo” que está deslocada e se encontra entre o verbo “devem” e o seu complemento.
Na letra C - “É uma pena que, hoje em dia, tantos e tantos jovens substituam os sonhos pela preocupação, compreensível, diga-se, de se inserir no mercado de trabalho.” - As duas primeiras vírgulas são necessárias para isolar o adjunto adverbial “hoje em dia” que está deslocado. As vírgulas são também necessárias para isolar as expressões “compreensível” e “diga-se”, que são observações do interlocutor, ou seja, não fazem parte da estrutura sintática da frase. Nenhuma das vírgulas podem, pois, ser suprimidas.
Na letra D - “O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação.” - As duas primeiras vírgulas podem ser suprimidas, pois o termo “os adolescentes de hoje” assume a função de sujeito, e portanto pode ser deslocado sem que haja necessidade da vírgula. A frase poderia ficar da seguinte forma: “O fato de serem os adolescentes de hoje tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação”.
Na letra E - “Se cada época tem os adolescentes que merece, conforme opina o autor, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época.” - a vírgula aqui é utilizada para isolar a oração adverbial “conforme opina o autor” que está intercalada entre as outras duas orações do período, que são condicionais. “Se cada época tem os adolescentes que merece, há também os adolescentes que não merecem os adultos de sua época”. Não podemos, portanto, suprimir as vírgulas deste período.
A resposta da questão é a letra D - O fato de serem, os adolescentes de hoje, tão “razoáveis”, faz com que a decantada rebeldia da juventude dê lugar ao conformismo e à resignação.
Assinale a alternativa cujo texto está corretamente pontuado.
Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país.
Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de mulheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.
O exercício pede para ser assinalada a alternativa que está corretamente pontuada. Vejamos cada uma:
Letra A - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - deveria haver vírgula antes da locução conjuntiva “apesar de”, com o objetivo de isolar o aposto “Anital Malfatti e Tarsila do Amaral” e de dar início à oração subordinada concessiva. Deveria também haver uma vírgula antes do termo “antes delas”, para isolá-lo, já que se trata de um adjunto adverbial deslocado.
Letra B - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres; Anita Malfatti e Tarsila do Amaral; apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente, de mulheres pintoras no país.” - Neste caso, é inadequado o uso do ponto e vírgula para isolar o aposto.
Letra C - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil são de mulheres, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver, antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - não há problemas com a pontuação deste período.
Letra D - “Os dois principais nomes da pintura modernista, no Brasil são de mulheres: Anita Malfatti e Tarsila do Amaral apesar de, não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - A vírgula após “modernista” não existe, pois não há motivo para estes termos serem separados por vírgula. A vírgula após o termo “apesar de” também não é justificada, deveria vir antes deste termo. Está faltando também uma vírgula antes do termo “antes delas” como já foi dito acima.
Letra E - “Os dois principais nomes da pintura modernista no Brasil, são de mulheres Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, apesar de não haver antes delas, uma tradição aparente de mulheres pintoras no país.” - As duas primeiras vírgulas não tem motivos para serem colocadas nos locais onde estão, enquanto que, faltam vírgulas para isolar o aposto “Anita Malfatti e Tarsila do Amaral”, e o adjunto adverbial “antes delas”.
A resposta para a questão, portanto, é a letra C.
Em relação à pontuação, assinale a alternativa correta.
De acordo com a assessoria de imprensa do MP cerca de 40 minutos após a evacuação do prédio, todos os funcionários voltaram ao serviço.
Num desses dias eu estava falando que queria retornar para a internet e ele me falou que tinha um site que ele queria montar mas não tinha tempo era um site de vídeos!
Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições do Ministério Público vêm se multiplicando, numa evidente prova de confiança do legislador, à qual o MP deverá corresponder com atuação eficiente.
Muitas vezes descendo ou subindo encontrei cardumes, golfinhos, plânctons gigantes.
As entidades monetárias internacionais e não nossos governantes, é que traçam os rumos econômicos e sociais do País
A questão pede para ser marcada a alternativa que está pontuada de maneira correta.
Letra A - “De acordo com a assessoria de imprensa do MP cerca de 40 minutos após a evacuação do prédio, todos os funcionários voltaram ao serviço.” - Deveria haver uma vírgula após a oração conformativa “de acordo com a assessoria de imprensa do MP”, pois as orações subordinadas, quando antepostas à oração principal, devem vir isoladas por vírgulas. A pontuação está incorreta.
Letra B - “Num desses dias eu estava falando que queria retornar para a internet e ele me falou que tinha um site que ele queria montar mas não tinha tempo era um site de vídeos!” - Deveria haver uma vírgula antes da conjunção “e”, para indicar que a segunda oração tem sujeito diferente da primeira. Os sujeitos são, respectivamente “eu” e “ele”. A pontuação está incorreta.
Letra C - “Após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições do Ministério Público vêm se multiplicando, numa evidente prova de confiança do legislador, à qual o MP deverá corresponder com atuação eficiente.” - A pontuação está correta. As vírgulas estão separando as orações que fazem parte do período, fazendo com que a mensagem fique mais clara e fácil de se compreender.
Letra D - “Muitas vezes descendo ou subindo encontrei cardumes, golfinhos, plânctons gigantes.” - Deveria haver vírgulas isolando as orações reduzidas “descendo ou subindo” que estão intercaladas à oração principal. A pontuação está incorreta.
Letra E - “As entidades monetárias internacionais e não nossos governantes, é que traçam os rumos econômicos e sociais do País” - Nesta frase deveria haver vírgula antes do termo “e não nossos governantes”, isolando-o, uma vez que se trata de uma oração que está deslocada do final da frase para o meio dela. A pontuação está incorreta.
A resposta da questão, portanto, é a letra C.
A VÍRGULA A vírgula pode ser uma pausa. Ou não. Não, espere. Não espere. A vírgula pode criar heróis. Isso só, ele resolve. Isso, só ele resolve. Ela pode forçar o que você não quer. Aceito, obrigado. Aceito obrigado. Pode acusar a pessoa errada. Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto. A vírgula pode mudar uma opinião. Não quero ler. Não, quero ler. UMA VÍRGULA MUDA TUDO. ABI: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. 100 ANOS LUTANDO PARA QUE NINGUÉM MUDE NEM UMA VÍRGULA DA SUA INFORMAÇÃO. (Anúncio publicado na revista Veja, 9 abr. 2008.)
A VÍRGULA
A vírgula pode ser uma pausa. Ou não. Não, espere. Não espere.
A vírgula pode criar heróis. Isso só, ele resolve. Isso, só ele resolve.
Ela pode forçar o que você não quer. Aceito, obrigado. Aceito obrigado.
Pode acusar a pessoa errada. Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto.
A vírgula pode mudar uma opinião. Não quero ler. Não, quero ler.
UMA VÍRGULA MUDA TUDO. ABI: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA. 100 ANOS LUTANDO PARA QUE NINGUÉM MUDE NEM UMA VÍRGULA DA SUA INFORMAÇÃO. (Anúncio publicado na revista Veja, 9 abr. 2008.)
Sobre esse anúncio, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
Considerando as cinco afirmativas feitas a respeito das frases encontradas no texto, a questão pede para que seja marcada a alternativa que revela quais as afirmativas verdadeiras.
1 - Na frase “Não, espere”, a vírgula é usada para indicar que a leitura deve ser feita pausadamente, com ênfase em cada palavra. - Afirmativa Falsa, pois a vírgula neste caso é usada para indicar que se trata de duas frases, ou seja, o advérbio “não” não se refere ao verbo “espere”.
2 - No segundo conjunto de frases, a idéia de heroísmo é veiculada pela primeira frase. - Afirmativa Falsa, pois no trecho referido - “A vírgula pode criar heróis. / Isso só, ele resolve. / Isso, só ele resolve.” - a ideia de heroísmo, na verdade, é veiculada pela última frase “Isso, só ele resolve” que dá a idéia de que há algo muito difícil para resolver, algo que só um herói resolveria.
3 - A frase “Aceito, obrigado” tem como interpretação preferencial “Sou obrigado a aceitar”. - Afirmativa Falsa, pois a frase está afirmando que a pessoa está agradecida pela oferta, e por isso a aceita. Teria tal interpretação caso não houvesse a vírgula.
4 - No quarto conjunto de frases, a primeira pode corresponder a uma acusação equivocada se não expressar a intenção do autor de acusar o juiz ou outra pessoa. - Afirmativa Verdadeira, pois a afirmação diz que alguém será acusado, ou seja, que há a intenção de acusar alguém. Se isso não fosse verdade, a afirmação estaria equivocada.
5 - Nas frases “Não, espere” e “Não, quero ler” a negação não incide sobre o conteúdo dos verbos “esperar” e “querer”, mas sobre outros conteúdos, que permanecem implícitos. - Afirmativa Verdadeira, pois de fato é o que acontece. O Advérbio “não” se refere a outra ação que não está explícita na frase.
A alternativa correta, portanto, é a letra B - Somente as afirmativas 4 e 5 são verdadeiras.