Médico urologista

Por Catarina Oliveira

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Categorias: Medicina, Profissões
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Urologista é o médico especializado em cuidar do aparelho reprodutor masculino e do trato urinário masculino e feminino.

Rins, bexiga, ureteres, testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata, adrenal, pênis e bolsa escrotal. A especialidade médica abrange tudo que estiver relacionado ao trato urinário, independente do sexo ou idade do paciente.

Imagem: Natali_ Mis / Shutterstock.com

A Associação Urológica Americana (AUA) identificou sete subespecialidades pertencentes à área: Urologia Pediátrica, Oncologia Urológica (câncer), Transplante Renal, Infertilidade Masculina, Litíase (cálculos do trato urinário), Uroginecologia (incontinência urinária feminina) e Neurologia (distúrbios da micção, avaliação urodinâmica e disfunção erétil)

Todo Urologista deve possuir formação clínica e cirúrgica, pois existem doenças de tratamento clínico que são de sua responsabilidade, como infecção urinária, pielonefrites, orquites e epididimites. Além de tratar cálculos renais e doenças da próstata, é o profissional que cuida cirurgicamente de todos os tipos de câncer da via urinária.

Para ser Urologista, é obrigatório cursar o bacharelado em Medicina, oferecido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O curso tem duração média de 6 anos, em período integral. A matriz curricular é extensa, trazendo disciplinas de Bioquímica, Genética, Parasitologia, Biofísica Médica, Imunologia, Clínica Médica, Cirurgia, Urgência e Emergência, entre outras. Após a conclusão, é necessário frequentar programa de residência médica ou especialização em Urologia, ambos reconhecidos pelo MEC e também pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), com duração aproximada de 2 anos.

As disciplinas da especialização contemplam Urologia Clínica, Anatomia Urogenital, UroOncologia, Urodinâmica, Urologia Feminina, Uropediatria, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prática Cirúrgica Urológica, entre outras.

Para ser considerado legalmente como Médico Urologista, é obrigatório fazer o registro junto ao Conselho Regional de Medicina (CRM) do Estado de atuação.

Durante o exercício de sua profissão, sua tarefa será atender pacientes, realizar diagnósticos, solicitar exames, interpretar resultados, prescrever medicamentos, participar de programas para prevenção de doenças, fazer cirurgias e desenvolver projetos de pesquisa.

Pode atuar em organizações públicas e privadas, hospitais, clínicas, laboratórios, instituições de pesquisa, convênios médicos, indústria de produtos farmacêuticos, abrir consultório próprio, ministrar aulas, etc.

A carreira Médica é bastante valorizada no Brasil e o mercado de trabalho é promissor, já que cuidar da saúde é uma necessidade vitalícia de todo ser humano.

Com o incentivo de campanhas de conscientização sobre o câncer de próstata, como a “Novembro Azul” criada em 2008, a procura pelos profissionais da área cresceu nos últimos anos e gradativamente a população vem adotando exames preventivos e check-ups urológicos como parte de sua rotina.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!