Nutricionista

Por Catarina Oliveira

Ensino Superior em Comunicação (Universidade Metodista de São Paulo, 2010)

Categorias: Nutrição, Profissões, Saúde
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Nutricionista é o profissional responsável por promover, recuperar e manter a saúde das pessoas através da alimentação.

Sua missão é verificar deficiências ou detectar excessos de nutrientes em seus pacientes, indicando um cardápio exclusivo para que a alimentação seja feita de forma adequada e saudável.

O nutricionista não receita remédios, apenas indica alimentos a serem inseridos, reduzidos ou removidos da dieta. Além disso, abre o horizonte dos pacientes, orientando sobre novas opções nutricionais. A formação necessária para exercer a profissão é o bacharelado em Nutrição, oferecido por instituição de ensino superior devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). A duração média do curso é de 4 anos, e a matriz curricular visa uma formação multidisciplinar ao aluno.

Foto: Bonninstudio / Shutterstock.com

Disciplinas como Bioquímica, Anatomia, Fisiologia, Composição de Alimentos e Avaliação Nutricional estão presentes no currículo.

Além da parte teórica, existe uma carga horária considerável a ser cumprida através de atividades práticas. Isso será feito em laboratórios universitários e também em estágio supervisionado. O estágio abrange quatro áreas: hospitalar, marketing, alimentação coletiva e saúde pública. Após diplomado, é obrigatório fazer o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Depois de cumpridas essas exigências, o Nutricionista está habilitado para exercer a profissão. Já atuando, sua rotina de trabalho é realizar o diagnóstico nutricional dos pacientes, prescrever dietas e suplementos para equilíbrio da saúde, fazer o controle da qualidade dos alimentos em restaurantes, desenvolver e avaliar produtos a serem inseridos na alimentação das pessoas, entre outras atividades.

A preocupação com a saúde e o bem-estar é amplamente difundida na sociedade atual e por isso existem muitas áreas de atuação disponíveis para nutricionistas: nutrição clínica e esportiva, hospitais, clínicas de estética, marketing nutricional, indústrias de alimentos, laboratórios de análise alimentar, academias e conduzir pesquisas.

A alimentação coletiva é um nicho em expansão que também vem se abrindo para os nutricionistas. Organizações não governamentais (ONGs) buscam profissionais da área para participação em programas de combate à desnutrição em diversas partes do mundo.

Além do intercâmbio cultural, existe a possibilidade de conhecer novos alimentos e exercitar a criatividade para produzir cardápios com o que há disponível em cada região.

É importante esclarecer que existem diferenças entre Nutricionista e Nutrólogo. A Nutrologia é uma especialidade médica regularizada desde 1972 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

O Nutrólogo é formado em Medicina com especialização na área de Nutrição. Esse profissional é responsável por diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas à alimentação; estando apto a prescrever remédios para o paciente.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!