Tecnólogo

Por Thais Pacievitch
Categorias: Profissões, Tecnologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O tecnólogo é o profissional que finalizou o curso superior de tecnologia. O tecnólogo recebe uma formação mais compacta e a carga curricular voltadas para determinados setores da economia. Por este motivo a carga horária deste curso é menor do que a de um curso normal como o de engenharia, por exemplo.

No Brasil, os cursos de tecnologia tiveram seu início (em todo o território nacional em instituições públicas e privadas) no fim da década de 60 e no começo da década de 70. Foi na cidade de São Paulo que foram feitas as primeiras experiências, exemplo disso é a FATEC – SP que, no ano de 1969, criou o primeiro curso superior de tecnologia do país. Tal curso, ligado à construção civil, englobava as seguintes matérias: pavimentação, construção de edifícios e obras hidráulicas.

Em 2006, o Ministério da Educação elaborou o decreto nº 5.773/06 que visava estabelecer o Catalogo de Cursos Superiores de Tecnologia e conferir prestigio a tais cursos. Este catálogo dividiu os cursos de tecnologia da seguinte forma:

Ambiente, saúde e segurança: cursos associados à otimização da qualidade de vida (preservação do meio ambiente, segurança das comunidades, programas de educação ambiental, etc.) Aqui podemos destacar, entre outros, os cursos de segurança no trabalho, gestão ambiental, gestão hospitalar e saneamento ambiental.

Informação e comunicação: abrange as áreas de comunicação e processamento de dados e informações. Cursos: TIC, sistemas para a internet, geoprocessamento, banco de dados, jogos digitais, sistemas de telecomunicações, etc.

Hospitalidade e lazer: engloba as tecnologias relacionadas aos processos de entretenimento e às relações sociais (eventos, turismo, etc.). Dentre os cursos desta área podemos citar: Gastronomia, hotelaria e gestão desportiva.

Produção industrial: trata das tecnologias relacionadas à industria de transformação. Cursos: produção moveleira, celulose e papel, produção gráfica, produção têxtil, etc.

Controle e processo industriais: este setor abrange as tecnologias associadas aos processos físico-químico, eletro-eletrônico e mecânicos. Cursos: mecatrônica industrial, sistemas elétricos, eletrônica industrial, eletrotécnica industrial, processos químicos, etc.

Infra-estrutura: cuida do transporte (pessoas e bens) e da construção civil. Aqui podem ser citados os cursos de construção de prédios, agrimensura, transportes aéreos e terrestres, pilotagem profissional de aeronaves, etc.

Gestão e negócios: usa as tecnologias e estratégias necessárias para encontrar qualidade, produtividade e competitividade das empresas, Cursos: gestão de recursos humanos, comércio exterior, secretariado, processos gerenciais, logística, etc.

Produção cultural e design: esta área trata da criação, desenvolvimento, produção, edição e difusão de bens materiais e culturais, entretenimento e idéias, divulgados de diferentes maneiras (cinema, teatro, rádio, editoras, etc.). Cursos: fotografia, produção fonográfica, produção imobiliária, etc.

Recursos naturais: aplicação da tecnologia associada à produção pesqueira, vegetal, animal, mineral e aqüícola. Cursos: silvicultura, aqüicultura, horticultura, agronegócio, etc.

Produção alimentícia: área que abrange o beneficiamento de industrialização de bebidas e alimentos. Cursos: processamento de carnes, laticínios, viticultura, produção de cachaça, etc.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!