Ácidos orgânicos

Por Bruna Teixeira da Fonseca

Doutora em Química (UFRJ, 2018)
Mestre em Química (UFRJ, 2012)
Graduada em Química (UFRJ, 2010)

Categorias: Ácidos, Química Orgânica
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Ácidos orgânicos são ácidos que resultam da atividade sintética de plantas e animais, porém distintos dos ácidos de decomposição como o ácido úrico. Considera-se então como ácido orgânico todo ácido encontrado naturalmente em frutas e vegetais e que são usados pelas plantas em seus processos sintéticos, por exemplo na formação de éteres e carboidratos.

Ácidos oriundos de frutas e ácidos vegetais são benéficos apenas nas suas formas orgânicas ou como derivados sais ácidos. Os ácidos preparados artificialmente, vendidos em refrigerantes e em outras formas, nunca produzem os efeitos benéficos que se obtém dos ácidos orgânicos. Os ácidos extraídos também não são benéficos. Os ácidos de frutas e vegetais devem ser absorvidos apenas pela alimentação comendo-se a fruta ou vegetal ou na forma de sucos.

Os ácidos orgânicos existem em porcentagens diferentes em frutas e vegetais. Em muitos alimentos o ácido existe em porcentagens minúsculas e em nenhum deles é a porcentagem de ácido muito grande. Eles têm um sabor muito agradável e são apreciados por todos. Alguns destes, os mais comuns, são os seguintes:

Um estudo utilizando algumas frutas revelou a quantidade de ácidos orgânicos presente nelas:

Leia também:

Bibliografia:

Atkins, P.W., Jones, L., Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente 5ª ed., Porto Alegre: Ed. Bookman, 2012.

Usberco J., Salvador E., Química Geral, 12ª.ed., São Paulo: Saraiva, 2006.

http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_funcoes_organicas.pdf

http://qnint.sbq.org.br/novo/index.php?hash=conceito.14

http://chestofbooks.com/health/natural-cure/The-Hygienic-System-Orthotrophy/Chapter-VIII-Organic-Acids.html

 

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!