Questões e exercicios sobre o Álcool Combustível, também chamado de etanol. Ler artigo Álcool combustível.
O Brasil atualmente defronta-se com a perspectiva de um significativo aumento na demanda por etanol combustível. Esta previsão sustenta-se em certas realidades de mercado, como: a) aumento do consumo interno de álcool hidratado devido ao sucesso dos automóveis flexi-fuel no mercado de veículos automotivos leves. b) expansão das exportações brasileiras de etanol em função do crescente interesse mundial pela mistura deste à gasolina, como forma de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Um caminho para solucionar o problema seria ampliar a produtividade de litros de álcool por hectare de cana plantada, aproveitando integralmente a biomassa da planta para produzir etanol. Essa rota recebe o nome de etanol lignocelulósico ou de 2a geração. Para obtermos etanol lignocelulósico são necessários, basicamente, dois processos: a hidrólise dos polissacarídeos em açúcares simples e a fermentação destes em etanol. Disponível em: http://www.bioetanol.org.br/interna/index.php?pg=MzM= (Acesso em: 16 ago. 2009.)
O Brasil atualmente defronta-se com a perspectiva de um significativo aumento na demanda por etanol combustível. Esta previsão sustenta-se em certas realidades de mercado, como:
a) aumento do consumo interno de álcool hidratado devido ao sucesso dos automóveis flexi-fuel no mercado de veículos automotivos leves.
b) expansão das exportações brasileiras de etanol em função do crescente interesse mundial pela mistura deste à gasolina, como forma de diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Um caminho para solucionar o problema seria ampliar a produtividade de litros de álcool por hectare de cana plantada, aproveitando integralmente a biomassa da planta para produzir etanol. Essa rota recebe o nome de etanol lignocelulósico ou de 2a geração. Para obtermos etanol lignocelulósico são necessários, basicamente, dois processos: a hidrólise dos polissacarídeos em açúcares simples e a fermentação destes em etanol.
Disponível em: http://www.bioetanol.org.br/interna/index.php?pg=MzM= (Acesso em: 16 ago. 2009.)
Com base nas informações acima, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
A hidrólise da celulose pode ser representada por:
Hidrólise significa quebra pelo hidrogênio.
Na molécula de glicose existe apenas um centro quiral.
O aumento da produtividade de álcool por hectare pode ser conseguido pela fermentação da molécula de açúcar liberada pela hidrólise da lignocelulose presente no bagaço da cana.
A fermentação da glicose para geração de etanol pode ser representada pela equação corretamente balanceada: C4H12O2 2C2H5OH.
A molécula de etanol produzida pelo processo tradicional é diferente da molécula de etanol produzida pela fermentação do açúcar proveniente da lignocelulose.
Veículos movidos a álcool utilizam como combustível o álcool hidratado (mistura de etanol com pequena porcentagem de água). Veículos movidos somente à gasolina usam gasolina misturada com uma quantidade de álcool anidro (somente etanol) cuja proporção é regulada por lei.
O álcool anidro é obtido retirando-se resíduos de água do álcool hidratado. Para tal, deve-se escolher um agente secante adequado de modo a evitar reações químicas perigosas e indesejáveis. A cal virgem, CaO, é o agente secante que atua formando o composto insolúvel Ca(OH)2 conhecido como cal hidratada.
De acordo com as informações acima, é correto afirmar que:
álcool hidratado constitui uma mistura heterogênea de etanol e água.
etanol e CaO reagem formando Ca(OH)2
álcool e água não podem ser separados completamente por destilação simples por formarem mistura azeotrópica.
CaO e Ca(OH)2 são totalmente solúveis em etanol.
a mistura de Ca(OH)2 e etanol é homogênea.
A energia produzida na forma de trabalho e a quantidade emitida de gases que contribuem com o aquecimento global são dois fatores importantes na escolha de um combustível para veículos automotores. A quantidade de energia produzida na forma de trabalho pode ser avaliada pela diferença entre quantidades de produtos e de reagentes gasosos das reações de combustão. Quanto maior for essa diferença, mais trabalho é realizado.
Comparando a combustão completa do etanol (CH3CH2OH) e da gasolina (representada pelo hidrocarboneto C8H18), nas equações acima, é correto afirmar que:
quantidades iguais, em mol, de gasolina e de etanol produzem a mesma quantidade de energia na forma de trabalho
a gasolina produz oito vezes mais trabalho que uma quantidade, em mol, equivalente de etanol.
o etanol produz aproximadamente 25% do trabalho produzido por quantidade, em mol, equivalente de gasolina.
a gasolina produz quatro vezes mais gases que contribuem para o aquecimento global do que uma quantidade, em mol, equivalente de etanol.
os dois combustíveis são equivalentes em termos de poluição e de eficiência energética, quando se consideram quantidades equivalentes em mol.
A produção de álcool combustível a partir do açúcar da cana está diretamente relacionada a qual dos processos metabólicos de microrganismos abaixo relacionados?
Respiração.
Fermentação.
Digestão.
Fixação de N2.
Quimiossíntese.