Aplicações Industriais e Laboratoriais do Cromo

Por André Luis Silva da Silva

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Categorias: Elementos Químicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O elemento químico de número atômico 24 pode ser chamado de cromo ou de crômio, sendo ambas denominações aceitas. Localiza-se na Tabela Periódica dos Elementos Químicos no bloco intermediário, o que significa que apresenta configuração eletrônica terminada em d, e é classificado como um metal de transição. Mais especificamente, localiza-se no quarto período e grupo dezesseis. Apresenta alta condutividade térmica e elétrica, é dúctil e maleável.

Compostos de cromo possuem aplicabilidade na produção de ferrocromo, eletroplatina, bem como na produção de pigmentação e em curtimentos. As principais utilizações industriais do cromo estão no processamento metalúrgico do ferrocromo, bem como de outros produtos metalúrgicos, destacando-se o aço inoxidável. Em um segundo plano esse elemento é usado no processamento de refratários, de modo a obter-se tijolos de cromo, assim como nos processos químicos para produção de ácidos de cromo e cromatos. “Cromatos são usados na oxidação de vários materiais orgânicos, na purificação de químicos, na oxidação inorgânica, e na produção de pigmentos. Uma grande porcentagem de ácido crômico é usada em revestimentos1.

De modo específico, as principais utilizações do elemento químico cromo, tanto industriais como laboratoriais, são:

Referências:
1. International programme on chemical safety. Environmental health criteria 61. Chromium. World Health Organization. Geneva, 1988.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
SARDELLA, Antônio; MATEUS, Edegar; Curso de Química: química geral, Ed. Ática, São Paulo/SP – 1995.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%B4mio

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!