Em Química, algumas substâncias podem ser utilizadas com indicadoras, ou seja, têm a sua cor alterada de acordo com a escala de pH a qual foi submetida. O azul de bromotimol é uma dessas substâncias indicadoras.
O azul de bromotimol é um indicador ácido-base orgânico sintético. É representado pela fórmula química C27H28Br2O5S, apresenta-se sólido em seu estado puro e em condições ambientes, praticamente inodoro, é parcialmente solúvel em água e solúvel em alguns solventes orgânicos e em soluções alcalinas. Sua estrutura é formada por duas moléculas de timol (monoterpeno fenólico), que contem um átomo de bromo (Br) unido ao anel aromático e um anel benzênico ligado a um éster sulfônico cíclico. Comumente, essa substância é comercializada sob a forma de um pó químico branco.
Uma das utilizações mais clássicas da solução de azul de bromotimol como indicadora ácido-base é a determinação do pH da água de aquários, piscinas, criadouros e tanques de peixes. Também se utiliza o azul de bromotimol no ramo da Obstetrícia com a finalidade de identificar uma desordem do parto conhecida como rompimento prematuro das membranas. Em laboratórios, é frequente o uso da substância como corante biológico para análises microscópicas realizadas em lâminas, o que facilita a visualização de paredes e núcleos celulares.
Referências:
http://paginas.fe.up.pt/~quimica2011/images/stories/Protocolo%20-%20O%20pH%20das%20%C3%A1guas%20do%20Planeta.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/Azul_de_bromotimol#Prepara.C3.A7.C3.A3o_da_solu.C3.A7.C3.A3o_do_indicador
http://www.spq.pt/boletim/docs/boletimSPQ_100_085_24.pdf