Lista de questões de vestibulares sobre o tema catalisadores. Ler artigo Catalisadores.
Cientistas convertem um poluente em fonte de energia renovável
Cientistas no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, utilizaram técnicas de nanotecnologia para converter dióxido de carbono gasoso em etanol. A equipe criou um catalisador composto por carbono, cobre e nitrogênio, e uma descarga elétrica foi usada para desencadear a reação. A solução de dióxido de carbono em água foi convertida em etanol com um rendimento de 63% a 70%. A reação é representada abaixo:
Os pesquisadores agora trabalham para aumentar a eficiência do processo e investigar em detalhes as propriedades do catalisador.
Disponível em: <www.independent.co.uk/news/science/carbon-dioxide-ethanol-fuel-scientists-turn-greenhouse-gas-accidentally-reverse-combustion-a7369096.html>. [Adaptado]. Acesso em: 19 ago. 2017. SONG, Y. et al. High-Selectivity Electrochemical Conversion of CO2 to Ethanol using a Copper Nanoparticle/N-Doped Graphene Electrode. Chemistry Select, v. 1, p. 6056, 2016.
Com base no exposto acima, é correto afirmar que:
a reação representada no texto sugere que a formação de etanol é um processo que envolve a oxidação do dióxido de carbono.
ao sintetizar etanol a partir de dióxido de carbono, forma-se uma solução cujo pH é superior a 7,0.
considerando-se um rendimento de 63%, seria possível produzir 92 g de etanol a partir de 176 g de dióxido de carbono.
o catalisador utilizado para a produção do etanol possui a função de aumentar a corrente elétrica consumida no processo de conversão, resultando em um maior rendimento para a reação.
se a reação prosseguir com um rendimento de 70%, cada 10,0 mol de CO2 serão convertidos em 161 g de etanol.
na conversão de CO2 em etanol, a água atua como agente oxidante.