Questões de vestibulares sobre o tema Cinética Química. Ler artigo Cinética química.
A cinética química é a área da química que trata das velocidades das reações.
Analise os processos em relação à cinética química.
I. Quando o carvão está iniciando a sua queima, as pessoas ventilam o sistema para que a queima se propague mais rapidamente. II. Um comprimido efervescente se dissolve mais rapidamente quando triturado.
Assinale a alternativa que contém os fatores que influenciam as velocidades das reações químicas nos processos descritos em I e II, respectivamente.
concentração, superfície de contato.
catalisador, concentração.
temperatura, concentração.
superfície de contato, catalisador.
temperatura, catalisador.
A área da Química que trata das velocidades das reações é chamada de Cinética Química. Ela é uma área de vasta importância e se relaciona, por exemplo, com a rapidez com que um medicamento é capaz de agir no organismo.
Assinale a alternativa correta em relação aos fatores que afetam as velocidades das reações.
Se a reação é de ordem zero para um dos reagentes, o aumento da concentração deste reagente não afetará a velocidade da reação.
A reação química entre um gás e um sólido independe da área superficial da substância sólida, já que a substância gasosa envolve toda a substância sólida.
Para uma reação geral: aA + bB → cC + dD a lei da velocidade é dada pela expressão:
Os catalisadores aumentam a velocidade das reações devido provocarem um aumento na energia de ativação das reações.
A energia necessária para que uma reação tenha início é chamada de energia mínima.
Cinética química é a parte da Química que estuda a velocidade das reações, a influência das concentrações de produtos e os reagentes na velocidade, assim como a influência de outros fatores, como temperatura, presença de catalisador, inibidor, etc. Em termodinâmica estuda-se o equilíbrio entre espécies químicas em uma reação, assim como fatores que influenciam o deslocamento desse equilíbrio, que podem ser variados de forma a maximizar ou minimizar a obtenção de um determinado composto.
Sobre essas duas importantes áreas da Química, analise as proposições.
I. A influência da concentração dos reagentes sobre a velocidade de uma reação é dada pela sua lei de velocidade, que é uma expressão matemática que sempre envolve a concentração de todos os reagentes, cada um elevado ao seu coeficiente estequiométrico. II. A posição de um dado equilíbrio químico – o lado para o qual ele se encontra majoritariamente deslocado – pode ser deduzida a partir da lei de velocidade para qualquer equilíbrio químico. III. Reações lentas são reações necessariamente deslocadas para os reagentes. Já reações rápidas se processam com consumo total dos reagentes e de maneira quase imediata. IV. À pressão constante, o aumento da temperatura tem sempre uma influência de aumentar a velocidade de uma reação, mas o efeito desse aumento sobre o deslocamento do equilíbrio depende, primordialmente, da variação de entalpia para a reação na faixa de temperatura avaliada. V. Tempo de meia vida é o tempo necessário para que a concentração de um reagente caia a metade de seu valor inicial, correspondendo ao tempo de equilíbrio da reação, que é definido como o tempo necessário para que metade dos produtos se transforme em reagente.
Assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa III é verdadeira.
Somente a afirmativa IV é verdadeira.
Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
Uma reação genérica em fase aquosa apresenta a cinética descrita abaixo.
3A + B → 2C v = k[A]2[B]
A velocidade dessa reação foi determinada em dependência das concentrações dos reagentes, conforme os dados relacionados a seguir.
Assinale, respectivamente, os valores de x e y que completam a tabela de modo adequado.
6,0 x 10–5 e 9,0 x 10–5
6,0 x 10–5 e 12,0 x 10–5
12,0 x 10–5 e 12,0 x 10–5
12,0 x 10–5 e 24,0 x 10–5
18,0 x 10–5 e 24,0 x 10–5
Na reação
NO2 (g) + CO (g) → CO2 (g) + NO (g)
a lei cinética é de segunda ordem em relação ao dióxido de nitrogênio e de ordem zero em relação ao monóxido de carbono. Quando, simultaneamente, dobrar-se a concentração de dióxido de nitrogênio e reduzir-se a concentração de monóxido de carbono pela metade, a velocidade da reação:
será reduzida a um quarto do valor anterior.
será reduzida à metade do valor anterior.
não se alterará.
duplicará.
aumentará por um fator de 4 vezes.
Geralmente, uma reação química ocorre quando espécies potencialmente reativas possuem um mínimo de energia no momento da colisão. É uma barreira que as espécies que colidem devem superar para produzir os produtos. Esse mínimo de energia denomina-se energia de:
Reação.
Dissociação
Conexão.
Ativação.
Ionização.
Na formação da água tem-se x mol/L de H2 e y mol/L de O2 e a velocidade da reação é V1. Se a concentração de hidrogênio for dobrada e a de oxigênio for triplicada a velocidade da reação passa a V2. Qual relação entre V1 e V2?
V2 = 2 V1
V2 = 4 V1
V2 = 12 V1
V2 = 24 V1
V2 = 6 V1.
Dada a reação 2 SO2(g) + O2(g) → 2 SO3(g). Calcule a velocidade média, conforme os dados na tabela, no seguinte intervalo: 0s a 12s.
Realizados os cálculos, chega-se à seguinte resposta:
20 mols(s);
2,0 mols(s);
0,2 mols(s);
0,4 mols(s);
N.d.a.