A Classificação de Goldschmidt foi desenvolvida por Victor Goldschmidt (1888-1947), onde ele agrupa os elementos químicos em suas principais caracteristicas geoquímicas chamadas por ele de fases, sendo divididos em quatro:
- Siderófilos: São constituidos pelos elementos de transição externa e interna com alta densidade, tendo grande afinidade geoquimica com o elemento ferro tanto em fase solida quanto fundida, também pode se agregar com o Ni, Co, Pt. Sendo elementos mais comuns no núcleo da terra justamente por apresentarem mais afinidade pelo ferro do que pelo oxigênio e enxofre, encontrados também em meteoritos.
- Calcófilos: São os elementos encontrados no manto terrestre, tais como o cobre, enxofre e selênio. São conhecidos como os metais pobres, ou ainda fora dessa classe os não-metais pesados. Possuindo mais afinidade com as fases sulfetadas do que com o oxigenio, formando assim compostos altamente insolúveis.
- Litófilos: São encontrados principalmente como os elementos mais reativos do bloco "S" e "F" da tabela periódica, entrando também nessa classificação alguns não-metais e metais (bloco "D") mais reativos. Apresentam uma afinidade a mais com os silicatos, sendo encontrados por isso na maior parte na litosfera (crosta terrestre).
- Atmófilos: São os elementos encontrados principalmente ou as vezes exclusivamente no estado gasoso. Devido a sua variação de volatilização são encontrados tanto na atmosfera quanto na hidrosfera.
Alguns elementos podem estar classificados em várias dessas fases.
Bibliografia:
http://vsites.unb.br/ig/glossario/verbete/siderito.htm
http://vsites.unb.br/ig/glossario/verbete/calcofilo.htm
https://web.archive.org/web/20110107142109/http://vsites.unb.br/ig/glossario/verbete/litofilo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Classificação_Goldschmidt