A química considera um composto binário quando sua molécula é formada por dois elementos químicos diferentes, independente da função a qual este composto pertença. Assim, no que tange às funções inorgânicas, poderemos ter um composto binário representando um ácido, um sal ou um óxido. Particularmente aos óxidos, por definição tem-se que ter um composto binário, no qual o elemento mais eletronegativo é o oxigênio. Já em referência às bases, não se pode ter uma molécula binária desta função porque esta tem de ser composta por um elemento (geralmente metal) seguido por uma hidroxila (OH-), o que a torna no mínimo ternária (formada por três elementos químicos diferentes).
Os ácidos binários serão alguns hidrácidos, aqueles que não apresentam oxigênio na molécula. Por exemplo: o ácido clorídrico (HCl), o ácido fluorídrico (HF) e o ácido bromídrico (HBr), todos consistindo em ácidos binários, ou seja, apresentam hidrogênio ionizável e são constituídos apenas por dois elementos.
Em relação aos sais, inúmeros são os exemplos de compostos binários, destacando-se mais uma vez aqueles derivados dos halogênios, como os cloretos, fluoretos, brometos e iodetos. Por exemplo, pode-se apontar o cloreto de sódio (NaCl), o fluoreto de lítio (LiF) e o brometo de potássio (KBr) como bons exemplos.
No que tange aos óxidos, todo composto formado por dois elementos químicos nos quais o oxigênio é o mais eletronegativo deles será pertencente à função de óxido. Por exemplo, a água (H2O), o gás carbônico (CO2) e o óxido de mercúrio (HgO) são exemplos de óxidos, devendo serem todos compostos binários.
Os hidretos, compostos binários que contém o elemento hidrogênio, representam também um importante grupo de moléculas binárias. Por exemplo, o hidreto de sódio (NaH), o hidreto de cálcio (CaH2) e o hidreto de potássio (KH), apresentam importância na área da síntese química.
A teoria da doação e recepção de elétrons é muito utilizada na representação de um composto de natureza binária. “Este modelo iônico, a descrição da ligação em termos de íons, é particularmente apropriada para descrever compostos binários entre elementos não-metálicos e elementos metálicos, especialmente aqueles do bloco s. Um sólido iônico é um conjunto de cátions e ânions empacotados em um arranjo regular”1.
De acordo com a teoria iônica, para um composto do tipo AB, o elemento A apresenta caráter positivo, o que o caracteriza como um doador de elétrons. Já o composto B, de caráter negativo, é um aceitador de elétrons, os quais são provenientes de A. Assim, a maioria dos compostos binários é caracterizada pela presença em sua estrutura de uma ou mais ligações de natureza iônica (doação e recebimento de elétrons).
Referências:
1. http://www.ufrgs.br/textecc/textquim/Dicionarios
http://en.wikipedia.org/wiki/Binary_compound
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.
ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.