Conceitos Fundamentais em Química do 1° ano do Ensino Médio

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

- No primeiro ano do Ensino Médio caracteriza-se pelo estudo da parte Inorgânica da matéria, ou seja, aquela que trata das propriedades de todos os elementos da Tabela Periódica, excetuando-se os compostos de carbono.

- A química estuda fundamentalmente a matéria, sendo que podemos definir a matéria como tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, apresenta volume.

- Um corpo é caracterizado como sendo uma porção limitada da matéria; um objeto é a matéria transformada em algum utensílio ao homem. Assim, por exemplo, o vidro é matéria, uma placa de vidro caracteriza um corpo, já um copo de vidro define um objeto.

- A matéria pode ainda ser classificada como simples (quando constituída por um mesmo elemento químico, como o caso do gás oxigênio, O2) ou composta (quando constituída por dois ou mais elementos químicos, como o caso da água, H2O).

- Conforme o seu estado de agregação, a matéria possui três estados físicos fundamentais (sólido, que apresenta forma e volumes constantes; líquido, que apresenta forma variada e volume constante; e gasoso, que apresenta forma e volume variáveis).

- Conforme as condições de temperatura e pressão, qualquer porção de matéria pode passar de um estado físico para outro, ou seja, mudar de fase. Isso se dá pela alteração nas distâncias médias entre os átomos, sendo que o maior afastamento favorece o estado gasoso, e a maior proximidade favorece o estado sólido.

- Um fenômeno químico é aquele que altera a natureza da matéria, assim, toda a queima é sempre de natureza química. Já num fenômeno físico não há modificação da natureza da matéria, sendo que toda a mudança de fase é sempre de natureza física.

- Alotropia é a parte da química que estuda a capacidade de duas ou mais substâncias puras simples serem formadas por um mesmo elemento químico. Os quatro elementos da tabela periódica que apresentam essa propriedades são: o carbono, o oxigênio, o enxofre e o fósforo.

- O elemento carbono forma predominantemente  as variedades alotrópicas grafite e diamante, o elemento oxigênio os gases oxigênio e ozônio, o enxofre as variedades rômbica e monoclínica, o fósforo as espécies branco e vermelho.

- A principal diferença entre um substância pura e uma mistura é que a primeira apresenta mudança de fase em temperatura constante, sendo que na segunda essa temperatura pode variar.

- Casos especiais de mistura são as eutéticas(que apresentam ponto de fusão constante) e asazeotrópicas(que apresentam ponto de ebulição constante).

Referências:
ATKINS, Peter; JONES, Loreta; Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente, Porto Alegre: Bookman, 2001.
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.

Arquivado em: Química
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: