Lista de questões sobre distribuição eletrônica, que caíram em provas de vestibulares. Ler artigo Distribuição eletrônica.
Sobre a estrutura atômica, configuração eletrônica e periodicidade química, é correto afirmar que:
quando o elétron é excitado e ganha energia, ele salta de uma órbita mais externa para outra mais interna.
sendo o orbital a região mais provável de se encontrar o elétron, um orbital do subnível p poderá conter no máximo seis elétrons.
o íon Sr2+ possui configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6.
devido à sua carga nuclear, o raio atômico do sódio é menor do que o do cloro.
a energia para remover um elétron do átomo de Mg (1a energia de ionização) é maior do que aquela necessária para remover um elétron do íon de Mg1+ (2ª energia de ionização).
Os elementos X e Y apresentam as seguintes configurações eletrônicas 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p3 e 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1, respectivamente. O período e a família em que se encontram estes elementos são:
Os elementos X e Y pertencem ao quarto período, sendo que o elemento X pertence à família V A, enquanto e elemento Y pertence à família I A.
Os elementos X e Y pertencem ao quarto período, sendo que o elemento X pertence à família III A, enquanto e elemento Y pertence à família I A.
Os elementos X e Y pertencem à mesma família e ao mesmo período.
Os elementos X e Y pertencem ao terceiro e primeiro períodos respectivamente. Quanto à família os dois elementos pertencem à família IV A.
O elemento X é um elemento alcalino e o elemento Y é um halogênio.
Um átomo neutro no estado fundamental apresenta sua distribuição eletrônica que termina em 4p4. Com relação a essa informação, é correto afirmar:
o átomo é o enxofre. Existem 6 elétrons na sua camada de valência e, do número total de elétrons, 34 apresentam o spin -1/2.
o átomo é o selênio. Existem 4 elétrons na sua camada de valência e, do número total de elétrons, 17 apresentam o spin -1/2.
o átomo é o cromo. Existem 6 elétrons na sua camada de valência e, do número total de elétrons, 13 apresentam o spin -1/2.
o átomo é o selênio. Existem 6 elétrons na sua camada de valência e, do número total de elétrons, 18 apresentam o spin -1/2.
o átomo é o cromo. Existem 4 elétrons na sua camada de valência e, do número total de elétrons, 12 apresentam o spin -1/2.
Os elementos X, Y e Z apresentam as seguintes configurações eletrônicas:
X 1s2 2s2 2p6 3s1 Y 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 Z 1s2 2s2 2p6
A respeito desses elementos, pode-se afirmar que:
X e Y tendem a formar ligação iônica.
Y e Z tendem a formar ligação covalente.
X não tende a fazer ligações nem com Y nem com Z.
dois átomos de X tendem a fazer ligação covalente entre si.
dois átomos de Z tendem a fazer ligação iônica entre si.
Apresentando a configuração eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5 um determinado elemento químico se mostra com forte tendência para:
perder 5 elétrons.
perder 1 elétron.
perder 2 elétrons.
ganhar 2 elétrons.
ganhar 1 elétron.
Observe a configuração eletrônica de um átomo neutro no estado fundamental: 1s²2s²2p¹. com base nesta configuração você pode afirmar que ainda existem orbitais vazios, num total de:
5;
2;
1;
4;
3.
Considere um elemento que apresenta a configuração ns2np5 na camada mais externa. Com esta informação concluímos que este elemento apresenta:
Alta condutibilidade;
Caráter semimetálico;
Alto potencial de ionização;
Alto caráter metálico;
Baixa afinidade eletrônica.