Questões de vestibulares e do Enem sobre o assunto Entalpia ou Calor de Combustão. Ler artigo Entalpia de Combustão.
Um dos problemas dos combustíveis que contêm carbono é que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, é analisar seu calor de combustão (ΔHco) completa de um mol de combustível no estado padrão. O quadro seguinte relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu ΔHco.
Neste contexto, qual dos combustíveis, quando queimado completamente, libera mais dióxido de carbono no ambiente pela mesma quantidade de energia produzida?
Benzeno.
Metano.
Glicose.
Octano.
Etanol.
Considere a tabela abaixo, em que ∆HC representa a entalpia de combustão para os compostos listados, a 25 ºC:
Com base nos dados acima, é CORRETO afirmar que:
as reações de combustão para os compostos listados na tabela são exotérmicas, ou seja, ocorrem com liberação de calor para o meio, e representam transformações químicas.
as quantidades de energia liberadas por mol a partir da combustão do acetileno e do etileno são menores que a quantidade de energia liberada por mol na combustão do etano devido à presença de ligações π no acetileno e no etileno.
a combustão completa de um mol de isoctano, um hidrocarboneto que é um dos principais componentes da gasolina, requer o fornecimento de 5462,6 kJ de energia e a presença de 25 mol de oxigênio molecular.
a combustão completa do acetileno pode ser representada pela equação química 2 C2H2 + 5 O2 → 4 CO2 + 2 H2O.
a 25 ºC, o isoctano é encontrado na forma líquida em função da atuação de forças intermoleculares dipolo-dipolo, mais intensas que as forças de van der Waals presentes, por exemplo, na molécula de acetileno, que é um gás na mesma temperatura.
para produzir a mesma quantidade de energia proveniente da combustão de 57 g de isoctano, são necessários aproximadamente 92 g de etanol.
O uso de hidrogênio, como combustível para automóveis, é uma das apostas da indústria automobilística para o futuro, já que a queima do gás hidrogênio libera apenas água como produto da reação e uma grande quantidade de calor. A reação de combustão do gás hidrogênio é apresentada abaixo.
A reação acima é uma reação:
endotérmica, com absorção de 241,8 kJ por mol de gás hidrogênio.
exotérmica, com liberação de 483,6 kJ por mol de gás hidrogênio.
endotérmica, com absorção de 483,6 kJ por mol de gás hidrogênio.
endotérmica, com liberação de 483,6 kJ por mol de gás hidrogênio.
exotérmica, com liberação de 241,8 kJ por mol de gás hidrogênio.