Também chamada de calor de formação, a entalpia (H) de formação é o calor liberado ou absorvido numa reação que forma 1 mol de uma substância simples no seu estado padrão.
A entalpia de uma substância, seja ela reagente ou produto, por si só não pode ser medida. O que se pode calcular é a variação de entalpia da reação como um todo, valor dado pelo calorímetro, um aparelho utilizado para medir trocas de calor de sistemas.
Qualquer tipo de contagem ou medida é iniciado do 0. Com a entalpia, não poderia ser diferente. O valor 0 da entalpia é atribuído, por convenção, às substâncias simples em sua forma mais estável. O estado padrão de uma substância simples é a forma física e alotrópica mais abundante em que ela se apresenta à temperatura de 25°C e pressão de 1 atmosfera (atm). Assim, o O2, por exemplo, apresenta entalpia igual a 0, enquanto o O3 (gás ozônio), forma menos estável, tem entalpia diferente de zero. Os gases hidrogênio (H2), hélio (He), nitrogênio (N2), flúor (F2), o carbono (grafite) são alguns exemplos de substâncias simples de entalpia 0.
Para calcular, portanto, a variação de entalpia de formação de uma substância, é necessário ter o valor a entalpia da reação que forma essa substância por meio de substâncias simples. Veja:
Ex.: Um estudante de química deseja obter o valor da entalpia de 1 mol de água, e dispõe dos dados expressos na equação a seguir. Qual o cálculo ele deve fazer?
H2(g) + ½ O2(g) --> H2O(l) ΔH°f = -68kcal/mol
Resolução: Nesse caso, os reagentes são duas substâncias simples no estado padrão e em condições normais de temperatura e pressão (25°C e 1 atm), tendo, assim, entalpia igual a zero. Sabe-se também que a entalpia de formação da água é de -68kcal/mol. Para calcular a variação de entalpia (ΔH), é utilizada a fórmula:
ΔH = Hprodutos – Hreagentes
Substituindo os valores da fórmula temos:
-68,4 kcal = HH2O – (HH2 + ½ HO2)
-68,4 kcal = HH2O – 0
HH2O = -68,4 kcal
Logo, a entalpia de 1 mol água é de -68,4 kcal, e a reação de formação da água é exotérmica (libera energia), já que a entalpia dos reagentes é maior que a entalpia dos produtos, por isso o ΔH é negativo.
A unidade no Sistema Internacional de Medidas (SI) de variação de entalpia é KJ/mol. Para converter calorias em Joules, utiliza-se a fórmula 1 cal = 4,18 J. No exemplo acima teríamos, então, uma entalpia de 286 KJ/mol de água.
Leia também:
Referências
http://netopedia.tripod.com/quimic/termoquimica.htm
https://web.archive.org/web/20100704122910/http://ccmm.fc.ul.pt:80/vnunes/ensino/TQ_Cap3.pdf