O capítulo da Química Inorgânica que trata das misturas de substâncias e dos processos de fracionamento dessas é muito vasto, sendo possível um grande número de abordagens distintas.
Abaixo são propostos cinco experimentos simples, os quais dever ser executados em Laboratório de Química, mas sem a exigência de maiores sofisticações laboratoriais, envolvendo as misturas homogêneas (apresentam uma única fase = solução) e as misturas heterogêneas (apresentam duas ou mais fases, visíveis a olho nu).
Os experimentos descritos possuem como objetivos a distinção entre materiais homogêneos de heterogêneos, a verificação do número de fases de um sistema, a separação dos constituintes de uma mistura e o reconhecimento e a aplicação de alguns métodos simples de fracionamento de misturas.
Conteúdo deste artigo
1° Experimentação em Mistura homogênea
- Junte aproximadamente 2 mL de água com 2 mL de álcool comum em um tubo de ensaio. Esse preparado é uma mistura. Verifique seu aspecto.
- Note que é impossível distinguir os componentes: há uma única fase.
- Essa mistura é homogênea.
2° Experimentação em Mistura heterogênea
- Junte aproximadamente 2 mL de água com 2 mL de óleo em um tubo de ensaio. Esse preparado é uma mistura. Verifique seu aspecto.
- Note que é possível distinguir os componentes: há duas fases.
- Essa mistura é heterogênea.
3° Experimentação em Identificação dos sistemas
- Misture as substâncias discriminadas na tabela abaixo. Observe-as e identifique quais são homogêneas e quais são heterogêneas.
SISTEMAS
Água (l) + gelo
Água + sal
Água + gasolina
Sal + grafite (pó)
Água + enxofre
Água + açúcar
Álcool + gasolina
Ferro + enxofre
4° Experimentação em Filtração simples: mistura de água + enxofre (pó)
- Misture, num béquer, 20mL de água e uma pequena quantidade de enxofre. Agite com um bastão de vidro. Observe o aspecto da mistura.
- Coloque o papel-filtro no funil de vidro, conforme orientação do professor. Umedeça o papel com água. Filtre o sistema.
5° Experimentação em Decantação: mistura de água + óleo
- Coloque no funil de separação (decantação), apoiado num aro de metal fixo ao suporte universal, como mostra a figura, 10mL de água e 10 mL de óleo.
- Tape o funil e misture levemente.
- Coloque novamente o funil no suporte universal.
- Observe seu aspecto. Destape e espere até que o óleo se separe da água.
- Abra cuidadosamente a torneira deixando escoar a parte inferior no béquer, isto é, decantando o liquido da fase inferior. Quando a superfície de separação se aproximar da torneira, feche-a. Observe o resultado.
Referências:
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.